domingo, 22 de agosto de 2010

A PRÉ-HISTÓRIA MUSICAL DE GILBERTO GIL

GILBERTO GIL Retirante GILBERTO GIL                             
Retirante  
Discobertas

Antes de chegar ao primeiro LP, em 1967, Gilberto Gil gravou discos de 78 rotações e compactos para o selo JS Discos, de Salvador, e também compactos na RCA Victor e Philips. Esse precioso material, acrescido da histórica fita demo para a editora musical Arlequim feita em 1966, está no CD duplo Retirante, do selo Discobertas, do jornalista e produtor Marcelo Fróes.

No primeiro disco, os registros para a JS Discos, RCA e Philips. Entre eles, as primeiras versões de Procissão, Roda, Minha Senhora e Ensaio Geral, curiosidades como Povo Petroleiro e Coça, Coça, Lacerdinha, ambas de Everaldo Guedes (do primeiro disco de Gil, lançado em 1962), Iemanjá, gravação ao vivo no Esporte Clube Pinheiros, São Paulo, em 27 de outubro de 1965 durante o 4o Festival da Balança (promovido pelo Centro Acadêmico da Faculdade de Direito do Mackenzie), e Felicidade Vem Depois, para a revista Bondinho em 1972.

GILBERTO GIL O segundo CD vem com a histórica fita feita para a Arlequim em 1966, que propiciou a Gil ter suas primeiras composições gravadas (o prestígio do baiano veio primeiro como autor). São ao todo dezoito canções, todas gravadas com voz e violão. Entre elas Vento de Maio, Ensaio Geral, Zabelê, Minha Senhora, Iemajá e Retirante. O encarte traz informações precisas sobre todos os fonogramas e rico texto explicativo assinado por Marcelo Fróes. Trabalho de fôlego e qualidade.

www.gilbertogil.com.br

Nenhum comentário: