quarta-feira, 12 de setembro de 2007
CAETANO AO VIVO: SEM NOVIDADES, COM SABOR RETRÔ. E COMPETENTE
CAETANO VELOSO
Multishow Ao Vivo: Cê
Mercury/Universal
Caetano Veloso lança mais um disco gravado ao vivo. Ele e a irmã, Maria Bethânia, têm verdadeira fixação pela coisa, se bem que desde 2001, quando saiu Noites do Norte Ao Vivo, o baiano não vinha com um trabalho registrado diante de uma platéia. Multishow Ao Vivo: Cê é um projeto especial, que inclui o programa transmitido pelo canal a cabo Multishow e um DVD, a ser lançado em breve e com mais faixas. Gravado na Fundição Progresso, no Rio, em 12 de junho último, traz Caetano (voz, violão) acompanhado por Pedro Sá (guitarra, baixo, vocais), Ricardo Dias Gomes (baixo, piano, vocais) e Marcelo Callado (bateria, vocais), a mesma formação de Cê, o disco de estúdio, de 2006.
Produzido por Moreno Veloso, o CD mostra Caetano em repertório que mescla canções de Cê, clássicos e outros temas menos conhecidos. O disco anterior é representado por Outro, Minhas Lágrimas, Não Me Arrependo, Odeio, Homem e Rocks, que chegou a tocar nas rádios com alguma repercussão. Os clássicos do compositor são Desde Que o Samba é Samba, Sampa, London, London, Como Dois e Dois e Fora da Ordem. Caetano Veloso segue cantando bem, com o timbre bonito de sempre, e não traz qualquer novidade como intérprete. Os maneirismos vocais são os mesmos, mas o público adora.
Um dos grandes méritos é o processo de gravação e mixagem, que aproxima o registro de voz do artista e o som da platéia, dando um indisfarçável sabor de gravação ao vivo dos anos 70, quando as técnicas não eram tão evoluídas e o resultado final soava, digamos, menos 'perfeito' e indiscutivelmente mais quente. Aliás, a música brasileira de um modo geral, no que diz respeito aos chamados 'grandes nomes', era outra coisa... Ok, este álbum é retrô sim, mas de bom gosto. Apesar de não conter maiores desafios ou ousadias, tem Caetano em plena forma, dando conta do recado.
Site oficial de Caetano Veloso: www.caetanoveloso.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário