quarta-feira, 29 de setembro de 2010

COMEÇO DE CAMINHADA

BETH CARVALHO - Primeiras Andanças BETH CARVALHO          
Primeiras Andanças – Caixa c/ 5 CDs 
Discobertas

Mesmo sendo assídua frequentadora das rodas de samba desde a adolescência, em seu início de carreira Beth Carvalho não centrou fogo exclusivamente no gênero. Gravou também marchas-rancho, cirandas, canções de protesto e até temas pop. O começo da trajetória fonográfica da notável cantora e compositora carioca esta retratado com detalhes na caixa com 5 CDs Primeiras Andanças – Os 10 Primeiros Anos, lançamento do selo Discobertas, do jornalista, produtor e pesquisador Marcelo Fróes.

BETH CARVALHO Andanças 1 2 Os dois primeiros discos, Primeiras Andanças Vols. 1 e 2, mapeiam gravações de Beth nos anos 60 e 70. O CD dedicado à década de 60 tem raridades como Namorinho (Mário de Castro/Athayde) e Por Quem Morreu de Amor (Roberto Menescal/Ronaldo Bôscoli, ambas com arranjo de Eumir Deodato, que formaram o primeiro disco da artista, um compacto simples lançado pela RCA Victor em 1965. Há ainda dois raríssimos duetos com Agostinho dos Santos, Ponteio (Edu Lobo/Capinam) e O Sim Pelo Não (Alcyvando Luz/Carlos Coquejo), que fizeram parte do LP Música Nossa, da gravadora mineira Codil, lançado em 1967, além de gravações pinçadas de LPs e compactos de Beth Carvalho na Odeon, entre elas o primeiro grande sucesso da cantora, Andança (Edmundo Souto/Danilo Caymmi/Paulinho Tapajós), gravada com os Golden Boys e que fez parte do LP 3o Festival Internacional da Canção, em 1968.

BETH CARVALHO Andanças 2 2 O CD da década de 70 tem gravações na Odeon, Tapecar e em discos da Liga das Escolas de Samba do Estado da Guanabara, além de registros ao vivo no auditório da Rádio MEC, no Rio de Janeiro. Entre as canções Geração 70 (de Taiguara, com participação do autor ao piano, gravação Odeon de 1971), Essa Passou (Chico Buarque/Carlos Lyra, com acompanhamento do Som TrêsCésar Camargo Mariano (piano, arranjos), Sabá (contrabaixo), Toninho Pinheiro (bateria) –, fonograma Odeon de 1971) e os primeiros sucessos de Beth no terreno do samba, Só Quero Ver (Edmundo Souto/Paulinho Tapajós, registro Odeon de 1971 com acompanhamento do Som Três), Amor, Amor (Paulo Menezes/Maria Luiza Imperial, Tapecar 1973) e Meu Perdão (Nelson Cavaquinho/Guilherme de Brito, da trilha da novela Pecado Capital, lançada pela Som Livre em 1975). Há também Rosa de Ouro (Paulinho da Viola/Elton Medeiros/Hermínio Bello de Carvalho) e Foi Um Rio Que Passou Em Minha Vida (Paulinho da Viola), sambas gravados ao vivo nos estúdios da Rádio MEC em 1975, com Beth Carvalho acompanhada pelos regionais de Abel Ferreira e Altamiro Carrilho.

BETH CARVALHO Canto Por Um Novo Dia Estão na caixa também os três primeiros LPs de samba de Beth Carvalho, lançados pela Tapecar e que agora ganham edição em CD com áudio remasterizado: Canto Por Um Novo Dia (1973), Pra Seu Governo (1974) e Pandeiro e Viola (1975). Canto Por Um Novo Dia, produzido por José Xavier, tem arranjos de César Camargo Mariano e a participação de músicos como Dino 7 Cordas, Luiz Claudio Ramos, Geraldo Vespar e Nelson Cavaquinho (violões), Luizão Maia (baixo), César Camargo Mariano (piano, órgão), Marçal (tamborim), Bezerra da Silva (surdo) e Martinho da Vila (pandeiro). No repertório, sucessos como Se é Pecado Sambar (Manuel Santana) e Folhas Secas (Nelson Cavaquinho), uma belíssima gravação de A Velhice da Porta-Bandeira (Eduardo Gudin/Paulo César Pinheiro) e até o frevo Evocação no. 1) Nelson Ferreira).

BETH CARVALHO Pra Seu Governo Pra Seu Governo foi produzido por José Xavier e Jorge Coutinho, com arranjos de Orlando Silveira e Paulo Moura. Entre os músicos, craques como Dino 7 Cordas, César Faria, Nelson Cavaquinho e José Menezes (violões), Alceu Maia (cavaquinho), Déo Rian (bandolim), Wilson das Neves (bateria), Bezerra da Silva (tumbadora), Abel Ferreira (clarinete) e Copinha (flauta). Beth, já com prestígio consolidado, emplacou novos sucessos como 1800 Colinas (Gracia do Salgueiro), Miragem (Nelson Cavaquinho/Guilherme de Brito), Maior é Deus (Eduardo Gudin/Paulo César Pinheiro), Pra Ninguém Chorar (Edmundo Souto/Paulo César Pinheiro) e Agora é Portela 74 (Maurício Tapajós/Paulo César Pinheiro), além de uma bela releitura de Pra Seu Governo (Haroldo Lobo/Milton de Oliveira).

BETH CARVALHO Pandeiro e Viola 2 Pandeiro e Viola teve produção de Beth Carvalho e José Xavier, com direção musical de Ed Lincoln, que dividiu os arranjos com Orlando Silveira e Paulo Moura. No time de músicos, nomes como Carlinhos do Cavaco e Alceu Maia (cavaquinhos), Luiz Cláudio Ramos e Dino 7 Cordas (violões), José Menezes e Déo Rian (bandolins), Altamiro Carrilho (flauta), Ed Maciel (trombone), Wilson das Neves (bateria), Marçal e Bezerra da Silva (tamborins). Os sucessos desse disco foram Só Queria Ser Feliz (Ruy Quaresma), Pandeiro e Viola (Gracia do Salgueiro), Amor Sem Esperança (Dona Ivone Lara/Délcio Carvalho), e as regravações de Onde Está a Honestidade? (Noel Rosa) e Gota D’Água (Chico Buarque). Esta edição em CD traz como faixas bônus Alegria (Quincas/Claudemiro) e Pesquisa (Geraldo Neves), que ficaram fora de versão original em LP. Os três discos vêm com capa e contra-capa originais reproduzidas no encarte. Todos os CDs da coleção têm encartes com ricos textos explicativos assinados por Macelo Fróes. Trabalho de extrema qualidade, que reverencia merecidamente o talento de Beth Carvalho.

www.bethcarvalho.com.br

Nenhum comentário: