domingo, 5 de setembro de 2010

HISTÓRIA REVISTA E AMPLIADA

JIMI HENDRIX 2 JIMI HENDRIX
Live At Woodstock 
Experience Hendrix/Legacy/Sony

Na tarde de 18 de agosto de 1969, Jimi Hendrix fez uma apresentação apoteótica no festival de Woodstock. Esse material durante muito tempo circulou incompleto no que diz respeito à imagem, uma vez que os organizadores e a Warner Brothers, que produzia o documentário sobre o evento, não conseguiram captar todo o show pois tinham que periodicamente trocar o filme das câmeras. No entanto, um estudante de Artes Cênicas de nome Albert Goodman teve acesso ao palco e, com sua filmadora caseira em preto e branco, captou outras imagens do show. Coincidentemente, ele registrou todos os momentos em que as câmeras oficiais estavam desligadas. Anos depois Goodman se tornaria um polêmico jornalista do segmento musical. Esse material foi reunido no DVD duplo e Blu-ray Jimi Hendrix Live At Woodstock, que volta ao mercado cinco anos após seu lançamento.

O áudio foi todo gravado com excelente qualidade por uma emissora de rádio. Acoplado aos registros de imagem, resulta na primeira – e aparentemente definitiva - versão completa do concerto de Hendrix em Woodstock. O guitarrista foi acompanhado por Billy Cox (baixo), Mitch Mitchell (bateria), Larry Lee (guitarra), Juma Sultan (percussão) e Jerry Velez (percussão), grupo batizado como Gypsy Sun And Rainbows, formação intermediária entre o Jimi Hendrix Experience e a Band Of Gypsys. Este é considerado o momento supremo de Hendrix em performances ao vivo. O repertório inclui clássicos como Message To Love, Red House, Foxey Lady, Izabella, Voodoo Child (Slight Return), Purple Haze, Hey Joe e a lendária interpretação de Star Spangled Banner, o Hino Nacional dos Estados Unidos.

JIMI HENDRIX 5 O primeiro DVD traz o documentário com o show como foi captado pelas câmeras oficiais, acrescido de depoimentos dos músicos, promotores e técnicos que trabalharam no concerto. O segundo, intitulado A Second Look, inclui imagens oficiais mescladas aos registros em preto e branco de Albert Goodman (há segmentos captadas tanto pelos cinegrafistas quanto por Gooodman, que se alternam num impressionante mosaico visual). Graças à presença da câmera de Goodman hoje é possível ver a performance de Jimi Hendrix em Hear My Train A Comin’, antes disponível apenas em áudio por não ter sido filmada pela produção do festival. Como extras, entrevista coletiva concedida pelo guitarrista três semanas após a histórica apresentação em Woodstock, depoimentos dos músicos Billy Cox e Larry Lee e entrevista com o engenheiro de som Eddie Krammer, falando dos detalhes técnicos da gravação do show. Material obrigatório em qualquer acervo.

www.jimihendrix.com

Duração total: 204 minutos
Extras: depoimentos, entrevista coletiva de Jimi Hendrix em Nova York
Legendas: português, inglês, francês, alemão, espanhol 
Áudio: DTS, Dolby Digital 5.1, Dolby Digital 2.0

Jimi Hendrix em Voodoo Child (Slight Return), ao vivo no festival de Woodstock

Nenhum comentário: