quinta-feira, 6 de maio de 2010

EM DVD, UM REGISTRO RARO DE CHET BAKER

CHET BAKER                               
Candy
Biscoito Internacional

Cantor e trompetista, o norte-americano Chet Baker (1929-1988), um dos maiores estilistas da história do jazz, teve vida atribulada. De galã disputado pelo público feminino no começo dos anos 50, tornou-se refém da heroína, que causou enorme depalperação física. Nos últimos anos de vida trabalhou principalmente na Suécia, França e Itália. Este DVD traz uma sessão de gravação feita na biblioteca da gravadora Sonet em Lidingö, Suécia, em 30 de junho de 1985, e que deu origem ao álbum Candy.

O que vemos é um Chet com o rosto marcado pela heroína e quase sem dentes (arrancados por traficantes). Mas a genialidade do músico está ali. Mostrando domínio do instrumento (do qual descobrira novas sonoridades ao ter que se adaptar a tocar após a perda dos dentes), apresenta temas como Love For Sale (Cole Porter), Candy (Mack David/Alex Kramer/John Whitney), Sad Walk (Bob Zeff) e Bye Bye, Blackbird (Mort Dixon/Ray Henderson). Cantando, no entanto, revela-se o desgaste físico do artista. Chet Baker é acompanhado pelo francês Michel Grallier (piano) e pelo belga Jean-Louis Rassinfosse (contrabaixo).

CHET BAKER Em My Romance (Richard Rodgers/Lorenz Hart), o músico toca trompete acompanhado ao piano pelo americano Red Mitchell. Após a canção, diz ao pianista que está cansado e precisa repousar pois tem um show à meia-noite e vai pegar um avião às sete e meia da manhã seguinte. Combina, então, um encontro para dali a cinco anos no mesmo estúdio. Esse encontro não aconteceu pois Chet Baker morreu em 1988 após despencar da janela de um hotel em Amsterdan. Este DVD documenta o legado de um gênio.

www.chetbaker.net

Duração total: 55 minutos
Legendas: português, inglês
Áudio: Dolby Digital 2.0 
Região 0




Chet Baker em Candy (David/Kramer/Whitney), do DVD Candy

Nenhum comentário: