quinta-feira, 27 de maio de 2010

HISTÓRIA DE UM REVOLUCIONÁRIO

luva.indd MÚSICA & LÁGRIMAS                                    
James Stewart, June Allyson 
Universal/Classicline

O trombonista, compositor, arranjador e band leader Glenn Miller (1904-1944) marcou a história da música por ter criado uma sonoridade própria que revolucionou o conceito das big bands a partir dos anos 30. Depois de ter trabalhado com band leaders como Ray Noble e os irmãos Tommy e Jimmy Dorsey, em 1938 formou sua própria orquestra, transformando-se rapidamente em sucesso.

GLENN MILLER Durante a Segunda Guerra Mundial, Miller ingressou no exército norte-americano alcançando a patente de capitão. Era o responsável pela banda das Forças Armadas. Ao voar de Londres a Paris, onde se apresentaria com a orquestra no Natal de 1944, seu avião desapareceu, presumivelmente na região do Canal da Mancha. Destroços da aeronave o os corpos dos ocupantes nunca foram encontrados.

JAMES STEWART A história de Glenn Miller recebeu elogiada adaptação cinematográfica em 1954, dirigida por Anthony Mann para a Universal. O filme, intitulado no Brasil Música & Lágrimas (The Glenn Miller Story), lançado agora em DVD, traz James Stewart como Glenn Miller (a semelhança entre eles é impressionante) e June Allyson como Helen, sua esposa. Há também participações especiais de Louis Armstrong, do baterista Gene Krupa e da cantora Frances Langford. O filme teve direção musical de Joseph Gershenson e arranjos de Henry Mancini (que dava seus primeiros passos profissionais; depois se tornaria um dos mais populares autores de trilhas sonoras).

JAMES STEWART e JUNE ALLYSON Além das interpretações de James Stewart e June Allysondestaca-se a trilha sonora, repleta de clássicos da orquestra de Glenn Miller como Moonlight Serenade, Tuxedo Junction, A String Of Pearls, In The Mood e Pensylvannia 6-5000. À orquestra do estúdio somaram-se integrantes originais da big band de Miller, o que deu ainda mais autenticidade à música. Uma das melhores cinebiografias musicais do cinema. Vale a pena figurar em qualquer acervo.

Duração total: 113 minutos
Extras: clipe com cenas do filme, cartaz original para cinemas
Legendas: português 
Áudio: Dolby Digital 5.1, Dolby Digital 2.0

Nenhum comentário: