segunda-feira, 14 de junho de 2010

A SAGA DOS QUATORZE MESES DE ALUGUEL ATRASADO

Seu Madruga_capa FINAL 17x23.indd SEU MADRUGA – VILA E OBRA 
Pablo Kaschmer 
Mirabolante

Não há como negar a importância e o carisma do seriado Chaves (El Chavo Del Ocho), produzido entre 1971 e 1980 primeiro pela TIM, Televisión Independiente de México, e depois pela Televisa, fruto da fusão da primeira com o Telesistema Mexicano. Criado e estrelado pelo genial comediante Roberto Gomes Bolaños, o Chespirito, tem como figura central o órfão Chaves, que vive numa vila e mora em um barril. Ao seu redor, personagens igualmente inesquecíveis como Quico, Chiquinha, Dona Florinda, Professor Girafales, Sr. Barriga, Nhonho, a Bruxa do 71 e Seu Madruga. Desde que estreou no Brasil, pelo SBT, é sucesso, um dos maiores fenômenos de audiência da nossa televisão.

Seu Madruga, no original Don Ramón, representa o elo entre ficção e realidade. Vagabundo por excelência, vive de bicos e se vira como pode para criar a filha Chiquinha. Seu intérprete, o inesquecível Ramón Valdés (1923-1988). Ramón esteve no elenco do início até 1979, quando saiu juntamente com Carlos Villagrán, o Quico (juntos, foram fazer um programa humorístico na Venezuela). O livro Seu Madruga – Vila e Obra, de Pablo Kaschmer, (Editora Mirabolante) mergulha no mito Seu Madruga, transcendendo os limites de simples biografia. O autor, que lançara anteriormente Chaves De Um Sucesso, análise aprofundada do seriado como um todo, traça não só um perfil cronológico da vida de Valdés, um dos maiores comediantes mexicanos, morto em 1988 aos 65 anos de cãncer (era fumante inveterado), mas um verdadeiro tratado antropológico da personalidade do homem comum através da ilógica lógica de Seu Madruga. Além da detalhada pesquisa, o livro vem recheado de deliciosas trivias sobre a personagem além de entrevistas, belas ilustrações (de Maurício Melo) e farto material fotográfico, algo atraente tanto para os ‘chavemaníacos’ e ‘madrugamaníacos’ como para estudiosos de televisão e aqueles que estão se iniciando na arte de se divertir com a divertida vila. Em tempo: O título deste artigo, claro, remete aos eternos quatorze meses de aluguel que Seu Madruga deve para o Sr. Barriga

128 páginas 
Formato: 17 x 23 cm
Preço: R$ 33,00 

Um comentário:

Tiago Ferreira disse...

Creio que 128 páginas é muito pouco para descrever com complexidade e detalhes a obra de um personagem como o Seu Madruga.

Provavelmente o apanhado deve ser breve e bem sucinto, talvez para atrair mais os jovens a ler.

Parece ser bacana, mas não sei se compraria...

abs,
Tiago