terça-feira, 22 de dezembro de 2009

A ESSÊNCIA DO SOUL

ROD STEWART ROD STEWART        
Soulbook 
J Records/Sony

Quando Rod Stewart assinou em 2001 contrato com a J Records, gravadora criada por Clive Davis, um dos mais importantes e competentes executivos da história do disco, sua carreira começou a dar uma guinada. O cantor e compositor escocês estava em baixa por conta de alguns discos mal sucedidos. Davis propôs a Stewart gravar uma série de songbooks do melhor da canção popular americana. Os quatro discos da série The Great American Songbook foram um sucesso estrondoso, seguidos por um álbum com clássicos do rock.

Apostando na máxima de que ‘em time que está ganhando não se mexe’, Stewart lança novo songbook, agora dedicado a clássicos da soul music americana. O artista explica no encarte do álbum que sempre quis fazer um disco como esse. Rod coloca a voz rouca a serviço de canções que marcaram sua formação musical. O repertório só tem maravilhas, todas excepcionalmente bem interpretadas. O cantor dá um banho em temas como Rainy Night In Georgia (clássico eternizado por Brook Benton), What Becomes Of The Broken Hearted (Jimmy Ruffin), Love Train (tema que marcou o Philly Sound, a soul music feita na Filadélfia e que teve como mentores os geniais compositores/produtores Kenny Gamble e Leon Huff; a canção foi gravada pelos O’Jays), You Really Got a Hold On Me (Smokey Robinson & The Miracles), Wonderful World (Sam Cooke), If You Don’t Know Me By Now (lançada por Harold Melvin & The Blue Notes e que fez sucesso também com o Simply Red) e Just My Imagination (Running Away With Me) (The Tempations).

ROD STEWART Rod Stewart faz duetos com Mary J. Blige em You Make Me Feel Brand New (The Stylistics) e com Jennifer Hudson em Let It Be Me (versão para o inglês de Je t’appartiens, de Gilbert Becaud, gravada pelos Everly Brothers). Stevie Wonder comparece com sua harmônica em My Cherie Amour e Smokey Robinson faz vocalizações em The Tracks Of My Tears. O disco foi produzido por Steve Tyrell (notável cantor que começou a carreira na Scepter Records nos anos 60 como assistente de Burt Bacharach) e Steve Jordan. Disparado, um dos melhores lançamentos internacionais de 2009.

Site: www.rodstewart.com

Nenhum comentário: