sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

SOMOS TODOS LOKI

LOKI – ARNALDO BAPTISTA         
Documentário de Paulo Henrique Fontenelle 
Canal Brasil

O premiado documentário Loki – Arnaldo Baptista, do diretor e roteirista Paulo Henrique Fontenelle, é seguramente uma das melhores produções do gênero. Numa narrativa cronológica bem amarrada, entremeando preciosas imagens de arquivo com depoimentos atuais do músico, amigos e colaboradores, estabelece com precisão a importância do compositor, cantor e tecladista que integrou os Mutantes ao lado do irmão Sérgio Dias e de Rita Lee.

A mente criadora de Arnaldo Baptista é exposta em todas as suas dimensões, do compositor caudaloso dos anos 60 ao pintor compulsivo dos dias atuais, passando pelos períodos mais difíceis como a tentativa de suicídio ao se jogar do quarto andar de um hospital em São Paulo, a retomada da vida e carreira. O roteiro aborda também a relação com Rita Lee – que não gravou depoimentos – e a volta dos Mutantes em 2006 num show apoteótico em Londres com Zélia Duncan nos vocais. Há imagens históricas do grupo em programas das TVs Tupi, Record e Excelsior e depoimentos de Gilberto Gil, Sérgio Dias, Nelson Motta, Liminha, Zélia Duncan, da atriz Marta Mellingher (segunda esposa do músico e mãe do seu único filho), Lobão, Sean Lennon, Rogério Duprat, Roberto Menescal e de Tom Zé, entre outros.

ARNALDO BAPTISTA 2 O DVD inaugura o selo do Canal Brasil – trata-se da primeira produção cinematográfica da emissora –, com distriguição da MZA Music, e traz como extras o making of e galeria de fotos dos quadros de Arnaldo Baptista. Premiado nos festivais do Rio, São Paulo, Toronto, Miami e Nova York, Loki – Arnaldo Baptista é um retrato denso e detalhado de um artista genial. Merece figurar em qualquer acervo.

Duração total: 120 minutos 
Extras: making of, galeria de fotos dos quadros de Arnaldo Baptista 
Legendas: português, inglês 
Áudio: Dolby Digital 5.1, Dolby Digital 2.0 
Região 0




Trailer do documentário Loki - Arnaldo Baptista

Nenhum comentário: