domingo, 25 de janeiro de 2009

O NASCIMENTO DE UM MITO

luva coqueiro.inddELVIS PRESLEY
The Ed Sullivan Shows
Sofa/Image/Coqueiro Verde


Corria o ano de 1956. Elvis Aaron Presley já era um cantor bastante popular, embora tivesse feito apenas uma apresentação na TV, no Steve Allen Show. Na época, o programa de televisão mais popular dos Estados Unidos era o The Ed Sullivan Show, da rede CBS, apresentado pelo colunista de celebridades Ed Sullivan, do jornal The New York Daily News. Tratava-se de um grande show de variedades transmitido aos domingos à noite, ao vivo, direto de Nova York, que incluia musicais, números circenses e quadros de humor. Sullivan havia declarado publicamente que não pretendia levar Elvis Presley ao programa, mas depois do êxito estrondoso da apresentação do cantor no show de Steve Allen, mudou de idéia e o contratou para três aparições, nos dias 9 de setembro e 28 de outubro de 1956, e 6 de janeiro de 1957. As participações de Elvis no The Ed Sullivan Show mudariam para sempre sua vida e carreira e o transformariam definitivamente no Rei do Rock'n'Roll. Os três programas estão agora disponíveis, na íntegra, no DVD triplo The Ed Sullivan Shows, com imagem e áudio restaurados. Os programas vêm, inclusive, com os comerciais da época (eram patrocinados pelos automóveis Mercury/Lincoln).

PDVD_021 A primeira apresentação de Elvis no programa, em 9 de setembro de 1956, acabou não contando com a presença do próprio Ed Sullivan. Cinco semanas antes, o apresentador sofrera um grave acidente automobilístico e seu retorno se daria exatamente no programa seguinte, em 16 de setembro. Na noite da estréia do cantor, o apresentador foi o ator Charles Laughton. Elvis interpretou Don't Be Cruel, Love Me Tender (tema do filme homônimo, que estava estreando à época), Ready Teddy e Hound Dog. A atração bateu todos os recordes de audiência e foi vista por 72 milhões de pessoas. Apesar do programa ser feito em Nova York, Elvis cantou diretamente dos estúdios da CBS em Los Angeles. No segundo programa, em 28 de outubro, já com Sullivan no comando, Elvis mostrou novamente Don't Be Cruel, Love Me Tender e Hound Dog, e lançou uma nova canção, Love Me.

PDVD_009 A última apresentação do Rei do Rock no The Ed Sullivan Show, em 6 de janeiro de 1957, foi um pouco diferente. Elvis Presley fez um medley com Hound Dog, Love Me Tender e Heartbreak Hotel, depois cantou Don't Be Cruel, Too Much, When My Blue Moon Turns To Gold Again e o hino gospel Peace In The Valley. Em todas as ocasiões, foi acompanhado pelo grupo vocal The Jordanaires. No terceiro programa foi focalizado somente da cintura para cima, pois seus requebrados, mostrados livremente até então, escandalizaram a sociedade americana, o que levou a CBS a adotar essa medida. Entre os outros artistas que atuaram nos programas estavam o sensacional ventríloquo espanhol Señor Wencer, a comediante Carol Burnett, o pugilista Sugar Ray Robinson e vários astros de musicais da Broadway. O terceiro programa teve outra atração especialíssima: a cantora brasileira Leny Eversong (foto), que estava sendo lançada nos Estados Unidos. A saudosa intérprete, nascida em Santos, cantou El Cubanchero e Jezebel. São as únicas imagens existentes de Leny, uma artista espetacular, que morreu praticamente esquecida. Entre os extras dos DVDs, filmes de arquivo pertencentes aos espólios de Elvis Presley e Ed Sullivan e fragmentos de várias edições do The Ed Sullivan Show em que o cantor era citado. Documento de inestimável valor artístico e histórico.    

Duração total: 180 minutos
Extras: imagens dos arquivos de Elvis Presley e Ed Sullivan, fragmentos de outras edições do The Ed Sullivan Show, galeria de fotos
Legendas: português
Áudio: Dolby Digital 5.1, Dolby Digital 2.0
Região 0 (roda em qualquer aparelho)




Elvis Presley canta Hound Dog no The Ed Sullivan Show, em 28 de outubro de 1956



Leny Eversong canta Jezebel no The Ed Sullivan Show, em 6 de janeiro de 1957

Nenhum comentário: