terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

MATURIDADE MUSICAL

LIGIANA LIGIANA              
De Amor e Mar 
Independente

Cantora, compositora e musicóloga, a brasiliense Ligiana é uma cigana da canção. Estudou canto lírico no Brasil e canto barroco na Holanda. Cursou mestrado em filologia musical na Itália, período em que começou a cantar música popular brasileira. Posteriormente viveu na França, fase em que consolidou sua relação com a MPB e passou a compor. Tem profunda ligação com a tradição mas ao mesmo tempo não hesita em fazer uso de novas sonoridades.

O resultado de tantas e diversas experiências é De Amor e Mar, seu primeiro disco, produção independente distribuída pela Tratore (www.tratore.com.br) e gravada entre São Paulo, Brasília e Paris. Revela uma compositora inspirada e uma cantora com noção apurada de divisão ritmica, além de dona de belíssimo timbre. O repertório traz temas próprios como Queda Por Um Samba (parceria com Celso Araújo) e Onda, e apuradas releituras para Consideração (Cartola/Heitor dos Prazeres), Se (Tom Zé), Canto do Caboclo Pedra Preta (Baden Powell/Vinícius de Moraes), Pandeiro do Brasil (Luiz Peixoto/José Maria de Abreu) e Eu Quero é Botar Meu Bloco na Rua (Sérgio Sampaio).

LIGIANA 2 Participações especiais de Marcelo Pretto (voz e percussão corporal em Só Se Não For Brasileiro Nessa Hora, de Moraes Moreira e Luiz Galvão), Philippe Baden Powell (piano em Canto do Caboclo Pedra Preta, piano e voz em Festa no Olhar, dele e Felipe Alzuguir), Hamilton de Holanda (bandolim em Chorando Baixinho, choro clássico de Abel Ferreira com letra de Celso Araújo), Oswaldinho da Cuíca (percussão em várias faixas) e Tom Zé (voz em Eu Quero é Botar Meu Bloco na Rua). Produzido por Fernando Cavaco e Alfredo Bello. O trabalho de Ligiana é coeso e maduro, merece ser ouvido com muita atenção.

MySpace: www.myspace.com/ligiana



Ligiana
no clipe de Onda (Ligiana), do CD De Amor e Mar

Nenhum comentário: