domingo, 20 de setembro de 2009

ALMA DE MENINA-MOÇA

OMARA PORTUONDO OMARA PORTUONDO       
Gracias
Montuno/Biscoito Fino

Aos 79 anos de vida e 60 de carreira, a cantora cubana Omara Portuondo esbanja brejeirice, energia e emoção. Gracias, produzido pelos brasileiros Alê Siqueira e Swami Jr., comemora as seis décadas de estrada desta fenomenal intérprete da Ilha, que se tornou conhecida internacionalmente a partir de 1999, ao participar do álbum e do filme Buena Vista Social Club.

O repertório é totalmente calcado nas lembranças afetivas de Omara. Os produtores apenas deram as coordenadas de estúdio do trabalho. Com voz forte e emocionada, a grande dama da canção cubana caminha por belíssimos temas como Yo Vi (do inesquecível Henri Salvador), Adiós Felicidad (Ella O1Farril), Tú Mi Desengaño (Pablo Milanés), Cuento Para Un Niño (Rojas Torriente) e Rabo de Nube (Silvio Rodríguez).

OMARA PORTUONDO O álbum tem participações especiais do cubano Pablo Milanés (dueto com Omara em Ámame Como Soy, dele), Chico Buarque (em O Que Será (À Flor da Pele), do filme Dona Flor e Seus Dois Maridos), do uruguaio Jorge Drexler (em Gracias, dele), do camaronês Richard Bona (Drume Negrita, de Ernesto Grenet) e dos cubanos Cachaíto López (contrabaixo) e Chucho Valdés (piano) (em Nuestro Gran Amor, de Ariel Jiménez, filho de Omara Portuondo). Em Cachita (Bernardo Santibanez/Rafael Marín), a cantora divide vocais com a neta, Rossio Jinénez. Gracias está indicado, com toda justiça, ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum Tropical Contemporâneo. Trabalho simplesmente sublime.

Site: www.omaraportuondo.com – MySpace: www.myspace.com/omaraportuondo

Nenhum comentário: