sexta-feira, 25 de setembro de 2009

LIÇÕES DE SUCESSO

O ESTILO RICHARD BRANSON DE GERIR    
Des Dearlove 
Editora Gente

Em meio ao caos em que se transformou o mercado fonográfico, alguns nomes ainda são lembrados como referência quando o assunto é sucesso mercadológico. Entre eles está o do inglês Richard Branson que, a partir de uma então pequena gravadora, a Virgin, construiu um império tendo como motes a ousadia e o empreendedorismo, expressos através do emprego de soluções criativas. Num tempo em que ainda não se falava em internet e, consequentemente, se desconhecia o e-commerce, Branson inovou o mercado fonográfico ao vender discos pelo correio. Era o conceito de ‘music clubs’, que teve seguidores em todo o mundo.

Depois de vender a Virgin Records para a EMI, Branson concentrou forças em outros negócios, entre eles a aviação comercial. Criou a Virgin Airlines, que cresce a cada dia. Atuou também em outras áreas de transporte. No momento, é um dos patrocinadores da Brawn, a bem sucedida equipe de Fórmula 1 que tem Rubens Barrichello como um dos pilotos. E mais: está investindo em uma agência de turismo aeroespacial, a Virgin Galactic. Pode parecer loucura, mas os outros passos do empresário também pareciam…

A trajetória de Richard Branson está retratada no livro O Estilo Richard Branson de Gerir, de Des Dearlove, que traz, em linguagem bastante simples, dicas de sucesso baseadas em suas lições, vitórias e fracassos. O prefácio da edição brasileira é do publicitário Washington Olivetto. Da mesma série estão saindo O Estilo Bill Gates de Gerir, também de Des Dearlove, aqui falando do criador da Microsoft, e O Estilo Jack Welch de Gerir, de Stuart Crainer, focalizando o presidente da General Electric. São histórias de sucesso que servem, no mínimo, de inspiração e estímulo para todo e qualquer empreendedor – ou candidato a.

Nenhum comentário: