terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

MORRE O CANTOR PENA BRANCA

PENA BRANCA Morreu no início da noite desta segunda-feira, no Hospital São Luiz Gonzaga, em São Paulo, o cantor José Ramiro Sobrinho, o Pena Branca. Ele estava com 70 anos. Pena Branca assistia a um programa esportivo de televisão na cozinha de sua casa, no bairro do Jaçanã, zona norte da capital, quando se sentiu mal e caiu da cadeira, batendo com a cabeça numa pia e perdendo os sentidos. O cantor chegou a ser levado ao hospital, mas não resistiu. A causa mortis foi infarto agudo do miocárdio.

Pena Branca nasceu em São Paulo mas foi criado em Uberlândia. Fez dupla com o irmão Ranulfo Ramiro da Silva, o Xavantinho. Os irmãos cantaram juntos entre 1962 e 1999, ano da morte de Xavantinho. Ao longo da carreira, Pena Branca & Xavantinho fizeram sucesso com canções como O Cio da Terra (Milton Nascimento/Chico Buarque) e Cuitelinho (tema popular recolhido por Paulo Vanzolini). Um dos discos de maior sucesso da dupla é o antológico Ao Vivo Em Tatuí, gravado ao lado de Renato Teixeira em 1992. Pena Branca foi o vencedor do Grammy Latino de Melhor Álbum de Mùsica Sertaneja por Semente Caipira. O músico estava com agenda de shows bastante intensa e não apresentava problemas de saúde. Ele será sepultado nesta terça-feira às 17 horas no Cemitério Parque dos Pinheiros, na zona norte de São Paulo.

Um comentário:

Laila Guilherme disse...

Conheci Pena Branca e Xavantinho pessoalmente, e gostava deles. Raro em mim, avessa à música sertaneja. Mas eles eram um caso à parte. Senti muito a morte de Xavantinho e, agora, dez anos depois, de Pena, que cultivavam a música de raiz com muito talento...