sábado, 24 de abril de 2010

OS TEMPOS DE CÁSSIA ELLER

CÁSSIA ELLER                                
Violões 
Cultura Marcas/Universal

Em 1996 Cássia Eller (1962-2001) havia conquistado público e crítica com seu som ao mesmo tempo simples e sofisticado, que mesclava MPB, rock, blues, folk. Para trabalhar seu terceiro álbum ela surpreendeu de novo e abriu mão da banda, apresentando-se ao lado dos violonistas Walter Villaça e Luciano Maurício. O show, claro, não poderia ter outro nome: Violões. Fez sucesso em todos os lugares onde foi apresentado.

A turnê gerou o CD Cássia Eller Ao Vivo, que está sendo reeditado pela Universal. E deu origem também a um especial para a TV Cultura de São Paulo, exibido em 1996 e que chega ao DVD numa parceria Cultura Marcas/Universal Music. No DVD Cássia, acompanhando-se ao violão ao lado de Villaça e Maurício, apresenta canções emblemáticas como E.C.T. (Nando Reis/Marisa Monte/Carlinhos Brown), Lanterna dos Afogados (Herbert Vianna), Malandragem (Cazuza/Frejat), Na Cadência do Samba (de Ataulfo Alves, transformada em blues), Metrô Linha 743 (Raul Seixas), Rubens (canção polêmica de Mário Manga, lançada pelo grupo Premeditando o Breque), Blues da Piedade (Frejat/Cazuza) e Por Enquanto (de Renato Russo, com citação de I’ve Got a Feeling, de John Lennon e Paul McCartney).

CÁSSIA ELLER 2 Nos extras do DVD, entrevistas da cantora ao programa Metrópolis, da TV Cultura, nos anos de 1990, 1995, 1996 e 1999, além de números musicais – Eleanor Rigby (Lennon/McCartney), Não Sei o Que Eu Quero da Vida (Hermelino Neder/Arrigo Barnabé), Gatas Extraordinárias (Caetano Veloso) – gravados em algumas dessas entrevistas. O que se vê no especial é uma Cássia Eller acústica, porém não menos forte e vigorosa, com a cabeça raspada e esbanjando atitude. E isso faz muita falta hoje…

Nenhum comentário: