sábado, 27 de março de 2010

OS 50 ANOS DO TROVADOR LEGIONÁRIO

RENATO RUSSO 2 Renato Russo (1960-1996) faria 50 anos neste sábado, 27 de março. O culto ao cantor e compositor e à banda Legião Urbana, que já era gigantesco com ele vivo, só fez aumentar após sua morte. Discos, livros, filmes, shows, uma infinidade de produtos e eventos vêm sendo preparados para marcar os 50 anos do músico.

Pelo menos três filmes serão produzidos envolvendo vida e obra do líder da Legião: Somos Tão Jovens, de Antonio Carlos Fontoura, focalizando a vida de Renato Russo até a formação da Legião Urbana, Faroeste Caboclo, de René Sampaio, inspirado na canção homônima e Eduardo e Mônica, de Denise Bandeira (que foi amiga íntima de Russo), também baseado em sucesso da banda.

RENATO RUSSO 3 Chega às livrarias Como Se Não Houvesse Amanhã (Editora Record), coletânea de contos organizada por Henrique Rodrigues com vinte histórias inspiradas em canções de Renato Russo. No campo fonográfico a EMI anuncia o lançamento de uma coletânea de duetos do cantor, com repertório selecionado pelo jornalista, produtor e pesquisador Marcelo Fróes. Até o final do ano a gravadora colocará no mercado toda a discografia da Legião Urbana remasterizada, em embalagem digipack. Os discos serão editados também em vinil. E na próxima quinta, 1o de abril, no Papo de Músico, programa de Toninho Spessoto pela USP FM, será apresentada entrevista com a cantora brasiliense Célia Porto, que gravou em 1986 o álbum Célia Porto Canta Legião Urbana, reeditado em 2009 pelo selo Discobertas. Portanto, boas opções não faltam para a amplicação do culto a Renato Russo e à Legião Urbana.

Nenhum comentário: