domingo, 28 de março de 2010

DE VOLTA AO COMEÇO

GRUPO RUMO GERALDO LEITE & GRUPO RUMO
Sopa de Concha
Biscoito Fino

O Grupo Rumo, uma das manifestações mais criativas da chamada ‘Nova Vanguarda Paulistana’, como ficou conhecida a geração de músicos aglutinada em torno do lendário Teatro Lira Paulistana em Pinheiros, zona oeste de São Paulo, no final dos anos 70, voltou a se reunir para uma retomada de sua própria história. A ideia partiu de Geraldo Leite, protagonista de um dos clássicos do grupo, Carnaval do Geraldo.

Após trabalho de pesquisa realizado nos arquivos do Instituto Moreira Salles, Geraldo Leite pinçou quinze canções brasileiras praticamente esquecidas, compostas nas décadas de 30 e 40. Chamou então os antigos companheiros do Rumo - Ná Ozzetti, Luiz Tatit, Hélio Ziskind, Gal Oppido, Paulo Tatit, Pedro Mourão, ZéCarlos Ribeiro, Akira Ueno – para fazer o disco Sopa de Concha. Com esse álbum, o revigorado Grupo Rumo retoma a estética do genial Rumo Aos Antigos, LP lançado em 1981, que também trazia clássicos da música brasileira.

GRUPO RUMO O repertório aqui tem delícias como Meu Amor Não Me Deixou (Ary Barroso), na voz cristalina de Ná Ozzetti, Sopa de Concha (Alcyr Pires Vermelho/Pedro Caetano), com Geraldo Leite, Menina das Lojas (Lamartine Babo), com Paulo Tatit, Pão Duro (inusitada parceria de Assis Valente e Luiz Gonzaga), com Pedro Mourão, Furacão (Nássara/Haroldo Lobo), com Hélio Ziskind e Ná Ozzetti, Pão Com Banana (Cícero Nunes/Portelo Júnior), com Akira Ueno e Ná Ozzetti e Gosto Mais do Outro Lado (Assis Valente), com Luiz Tatit e Hélio Ziskind. O humor e o cantar falado, espécie de proto-rap, marcas registradas do grupo, estão presentes no disco com a inventividade de sempre. A produção de Swami Jr. é exemplar. Tomara que os integrantes do Rumo se animem e voltem a fazer novos trabalhos (sem prejuízo, claro, das trajetórias individuais). O público, penhorado, agradece.

Nenhum comentário: