sábado, 17 de maio de 2008

O DÂNDI DAS 88 TECLAS

O LENDÁRIO LIBERACE
Documentário
CineArt

O pianista norte-americano Liberace (1919-1987) foi um dos mais extravagantes artistas de todos os tempos. De família ligada à música, começou a aprender instrumentos de sopro, passando para o piano na adolescência. Desenvolveu estilo próprio, floreando temas clássicos e transformando-os em sucessos fonográficos graças à esperteza de Mitch Miller, chefão da gravadora Columbia. Nos anos 50 passou a comandar um programa de televisão onde, em meio a violinos e candelabros, dedilhava melodias clássicas e populares.

Em 1956, Liberace sofreu um baque em sua imagem ao ser taxado de homossexual por uma colunista de fofocas, algo inaceitável à época. De hábitos refinados e visual sofisticado, o músico decidiu adotar postura mais sóbria, mas os fãs não aceitaram. Como resultado, extrapolou de vez, passando a se apresentar trajado com roupas cravejadas de brilhantes e coberto por casacos e capas suntuosos, com muito lamê e purpurina. Nos concertos, promovia uma exibição de seus anéis e jóias, em momentos de pura ostentação. Liberace morreu em 1987, vitimado pela AIDS. Trabalhou até dois meses antes da morte.

Este DVD traz o documentário O Lendário Liberace (The Legendary Liberace), produzido para a televisão americana em 2002. Ancorado por Jo Ann Castle, curadora do museu de Liberace (situado em Las Vegas), mostra sua vida e carreira, com base em depoimentos de pessoas que com ele conviveram, e aborda suas atividades de benemerência (criou uma fundação destinada ao ensino de música para jovens carentes). Mas o ponto alto está nos números musicais extraídos dos programas de TV dos anos 50 e 60 e dos especiais que fez nas décadas de 70 e 80. Liberace interpreta temas de Chopin, Beethoven e Tchaikovsky, além de standards americanos. Contracena com astros como Debbie Reynolds e Sammy Davis Jr., até mesmo cantando e dançando. Retrato sem retoques de um artista excêntrico por excelência.

Site oficial: www.liberace.org

Duração total: 100 minutos
Extras: números musicais adicionais, galeria de fotos
Legendas: português, inglês, espanhol
Áudio: Dolby Digital 5.1, Dolby Digital 2.0
Região 0 (roda em qualquer aparelho)

Nenhum comentário: