quinta-feira, 29 de maio de 2008

PACOTE SOBERANO

ANTONIO CARLOS JOBIM
Brasileiro - caixa c/ 8 CDs
The Composer Of Desafinado Plays
Wave
Tide
Passarim
Rio Revisited
Universal

ELLA FITZGERALD
Ella Abraça Jobim
Universal

Os 50 anos da Bossa Nova vêm sendo comemorados de diversas formas, incluindo lançamentos e relançamentos de CDs. A Universal Music coloca no mercado a caixa Brasileiro, de Antonio Carlos Jobim, com cinco CDs de catálogo e três coletâneas, estas montadas especialmente para o produto. De quebra, reedita mais cinco discos do Maestro Soberano e um de Ella Fitzgerald com repertório jobiniano. Trata-se de material precioso, que merece figurar em qualquer acervo.

Na caisa estão os discos Caymmi Visita Tom (Elenco, 1964), que reúne Jobim e Dorival mais Nana, Dori e Danilo Caymmi, em canções como Saudade da Bahia e Inútil Paisagem, Matita Perê (Philips, 1973), com a primeira gravação do autor para Águas de Março, Elis & Tom (Philips/MGM, 1974), histórico encontro de Tom Jobim e Elis Regina com arranjos de César Camargo Mariano e momentos antológicos como Águas de Março, Triste e Só Tinha De Ser Com Você, Edu & Tom (PolyGram, 1981), encontro de Tom Jobim e Edu Lobo com canções como Pra Dizer Adeus, Luiza, Vento Bravo e Chovendo na Roseira, a trilha do filme Garota de Ipanema (Philips, 1967), com canções de Tom, Vinícius e Chico Buarque e orquestrações de Eumir Deodato, e as coletâneas Tom Masculino, Tom Feminino e Tom Pra Dois (esta, de duetos), todas com fonogramas extraídos do acervo da Universal Music. Dos chamados 'discos de carreira', o único praticamente inédito em CD era a trilha de Garota de Ipanema, antes lançada na caixa com a discografia de Vinícius de Moraes, em 2000.

Os outros seis discos são igualmente interessantes. The Composer Of Desafinado Plays (Elenco/Verve, 1963) lançou Tom Jobim no mercado americano. Com produção de Creed Taylor e arranjos do alemão Claus Ogerman, tem temas como Garota de Ipanema, Insensatez, Corcovado e Desafinado. Wave (A&M Records, 1967) também foi produzido por Creed Taylor com arranjos de Claus Ogerman. Entre as canções, Triste, Lamento, Wave e Captain Bacardi. Tide (A&M, 1971) é mais uma produção de Taylor, desta vez com arranjos de Eumir Deodato. No repertório, canções como Carinhoso, Tide e The Girl From Ipanema. Passarim (Verve, 1987), gravado por Tom Jobim com a Banda Nova, foi produzido por Paulo Jobim e Jaques Morelembaum e traz clássicos como Tema de Amor de Gabriela, Passarim e Luiza. Rio Revisited (Verve, 1992) foi gravado ao vivo em Los Angeles e traz Tom e a Banda Nova em temas como Dindi, Wave, Samba do Avião e Sabiá. Gal Costa faz participação especial em algumas faixas. Fechando o pacote, Ella Abraça Jobim - Ella Fitzgerald Sings The Antonio Carlos Jobim Songbook (Pablo, 1981), com a dama suprema do jazz interpretando canções de Tom, acompanhada por um timaço de feras que inclui Paulinhos brasileiros Oscar Castro Neves e Paulinho da Costa, além de Joe Pass, Abraham Laboriel, Clark Terry e Toots Thielemans. Entre os temas, Bonita, Triste e A Felicidade. Todos os discos foram remasterizados digitalmente e mapeiam boa parte da obra de Tom Jobim