terça-feira, 12 de outubro de 2010

OS DOIS LADOS DA PRODUÇÃO MUSICAL PARA AS CRIANÇAS

Enquanto uns se preocupam efetivamente com a qualidade na produção musical destinada ao público infantil, outros insistem em fórmulas desgastadas que, apesar do sucesso comercial, não acrescentam nada à formação cultural dos pequeninos. Lançamentos recentes representam as duas facções. De um lado, a cantora e compositora Elizabeth Woolley com a simpática e divertida trilha de Urubububu – O Musical. Do outro, a indefectível Xuxa Meneghel com XSPB 10 – Baixinhos Bichinhos, saga que parece não ter fim…

Urubububu – O Musical, CD independente distribuído pela Tratore (www.tratore.com.br) é a trilha de um espetáculo que estreará em 2011 e que tem como enredo as divertidas aventuras do Urubububu, que cuida da preservação ambiental e quer se tornar cantor, e do Lobo Zen, um lobo mau já aposentado. O disco é dividido em duas partes. Na primeira estão as canções, e na segunda a história em si, intercalada pelas canções. Além de Elizabeth Wooley participam os atores João Signorelli, Rubens Caribé e William Tucci, além de um grupo de crianças. A produção musical é de Mané Silveira e Thiago Costa. Trabalho simpático, que transmite lições de solidariedade e informações sobre a importância da preservação da natureza. Em suma, que respeita a inteligência das crianças.

XUXA O DVD Xuxa Só Para Baixinhos 10 – Baixinhos Bichinhos (Xuxa Produções/Sony Music), a exemplo dos outros nove volumes da saga, nada acrescenta à formação infantil. Trata-se de um amontoado de canções sem graça sobre animais interpretadas pela apresentadora com sua irritante voz de parcos recursos, entre elas A Dança do Pinguim, A Lebre e a Tartaruga, A Dança do Grilo, O Txutxucão Já Chegou. Participações especiais da dupla Victor & Léo (em Canção do Elefante) e da cantora Maria Gadú (em O Leãozinho, de Caetano Veloso, que Xuxa já gravara em seu primeiro disco fazendo dueto com o autor, ainda nos tempos do Clube da Criança, na extinta TV Manchete). Como extras do DVD making of, jogos e galerias de fotos, além de um teaser sobre a valorosa Fundação Xuxa Meneghel (entidade mantida pela apresentadora realmente preocupada com o bem estar das crianças). Também em CD.

Nenhum comentário: