domingo, 29 de março de 2009

NADA DE NOVO NO FRONT...

VANGUART

VANGUART 
Multishow Registro - Vanguart
Mercury/Universal

Depois de um 'retiro espiritual' ou, como ele mesmo diz, 'viagem de auto-conhecimento' à Bolívia, o cantor e compositor Hélio Flanders voltou a Cuiabá, onde nasceu, com a ideia de criar uma nova banda, o Vanguart, com a qual lançou um disco que viria a ser encartado na revista Outra Coisa, de Lobão. A 'coisa' cresceu assustadoramente a a banda passou a ser saudada como a última bolacha do pacote de criatividade do rock nacional. Puro exagero. A primeira aparição pública do Vanguart em nível nacional foi em 2007 no programa Som Brasil, da Globo, dedicado a Raul Seixas. Na ocasião, o vocalista trucidou Cowboy Fora-da-Lei, Medo da Chuva e Rock das 'Aranha', sem falar na performance constrngedora como dançarino no happening final ao som de Sociedade Alternativa, mas foi o suficiente para certos setores da crítica babassem. Os mesmos aliás, que incensariam Mallu Magalhães, a maior mentira musical surgida na internet em termos de Brasil.

O Vanguart, que lança pela Universal o CD/DVD Multishow Registro - Vanguart, faz pop/rock com pegada folk de modo convencional, com melodias pouco atraentes e letras desinteressantes, sejam em inglês, português ou espanhol. Gravado ao vivo no Avenida Clube, em São Paulo, o trabalho traz canções de Flanders como Para Abrir Os Olhos, Hemisfério, Los Chicos de Ayer (parceria com Reginaldo Lincoln), Hey Yo Silver e Semáforo. A insossa Mallu Magalhães faz participação especial em The Last Time I Saw You, que lhe permite encarnar sua persona favorita, a de uma trombada de Bob Dylan com Joan Baez. E há também uma versão canhestra de O Mar, canção sublime de Dorival Caymmi.

VANGUART O que mais irrita é a voz afetada de Hélio Flanders e sua postura poser, apesar de ser um violonista de qualidade. Os outros integrantes da banda - David Dafre (guitarra, vocais), Reginaldo Lincoln (baixo, vocais), Luiz Lazzaroto (teclados, vocais), Douglas Godoy (bateria) - também são bons instrumentistas, o que peca é a falta de qualidade das canções e do cantor. O CD e DVD do grupo terão forte trabalho de mídia, o que por si só garantirá superexposição (no Multishow, pelo menos). Mas isso nem de longe significa que o produto seja bom.

Duração total: 105 minutos
Extras: making of, perfil da banda  
Legendas: português, inglês, espanhol 
Áudio: DTS, Dolby Digital 5.1, Dolby Digital 2.0
Região 0 (roda em qualquer aparelho)

Nenhum comentário: