sexta-feira, 24 de julho de 2009

NOTAS MUSICAIS # 24

SECIS & MOLHADOS SECOS & MOLHADOS – Sempre – Globo Warner/Som Livre – O novo título da série Sempre mapeia o melhor dos Secos & Molhados em sua formação original, ou seja, Ney Matogrosso, João Ricardo e Gerson Conrad. O trio lançou dois discos em 1973 e 1974. Logo depois Ney saiu para bem sucedida carreira solo. A coletânea traz dez faixas do primeiro álbum e quatro do segundo. Estão aqui, nas versões originais, clássicos como O Vira, Rosa de Hiroshima, Sangue Latino, Fala e Flores Astrais. O problema é a capa, que traz foto apenas de Ney ao invés de uma dos três componentes. Mas vale conferir o CD, principalmente para quem não conhece o trabalho dos Secos & Molhados e/ou não tem os discos originais.

JORGE ARAGÃO JORGE ARAGÃO – Duetos – Som Livre – Esta compilação da série Duetos traz gravações de Jorge Aragão na companhia de outros grandes nomes, extraídas dos discos do cantor e compositor e de outros projetos. Entre os temas estão Enredo do Meu Samba (dueto com Alcione), Encontro das Águas (com Jorge Vercillo), Malandro (Aragão e Elza Soares), Mutirão de Amor (com Zeca Pagodinho), Do Fundo do Nosso Quintal (com Leci Brandão), Eu e Você Sempre (com o grupo Exaltasamba),  Líder dos Templários (com Aragão, Jorge Vercillo, Jorge Ben Jor e Jorge Mautner) e um pot-pourri com Coisinha do Pai e Vou Festejar (Jorge e Beth Carvalho).

ROBERTO CORREA 2 ROBERTO CORRÊA – Temperança – Viola Corrêa Produções – Em seu décimo-sétimo disco solo, o violeiro e compositor mineiro Roberto Corrêa traz dezoito canções inéditas interpretadas por voz e viola caipira, nas quais fala de suas impressões sobre a vida. O músico, que superou há alguns anos um gravíssimo problema de saúde, reflete sobre a própria trajetória e relata casos curiosos através de temas como A Morte (única faixa apenas instrumental), Pacto, Triste Hora Foi Aquela e Chora Violinha, Chora. Em Moda do Gregório a letra é de Hermínio Bello de Carvalho, e em Rosa-Maga e Coração Verde Cavalo os versos são de Fernando Mendes Vianna. Como adquirir o CD: www.robertocorrea.com.br

J.VELLOSO J. VELLOSO – J. Velloso e Os Cavaleiros de Jorge – Quitanda/Biscoito Fino – Sobrinho de Caetano Veloso e Maria Bethânia, o compositor e cantor J. Velloso lança seu segundo trabalho mostrando mais uma vez o talento da família. Ligado às tradições musicais da Bahia, Velloso apresenta temas que falam de coisas da terra, quase todos inéditos, entre eles Canindé, Vaidoso, Verde Saudade (parceria com Roberto Mendes), Me Dá Um Cheiro (de Velloso e Roque Ferreira) e Verdade (parceria com Luciano Bahia). O CD tem participações especiais de Jorge Vercillo (em Verde Saudade) e Virgínia Rodrigues (em Doida Para Amar). Trabalho de qualidade.

TRILOGIA TRILOGIA – Jogatina – Oi Música/MZA – Segundo fruto da parceria entre a operadora de telefonia Oi e a gravadora MZA, Jogatina é o trabalho de estreia do grupo carioca Trilogia, formado por Bruno Ventura, Alexandre Pessoal e Maninho Lima. Na estrada desde 2005, o Trilogia tem som fortemente influenciado por elementos de samba, rock, pop, funk e MPB. O CD, produzido por Marco Mazzola, traz temas inéditos como Sr. Dos Passos, Se Joga No Acaso e Cor de Jambo e releituras de Se Você Pensa (Roberto Carlos/Erasmo Carlos), Vai de Madureira (Zeca Baleiro) e de A Beleza é Você, Menina e Essa Menina, ambas de Bebeto, que participa do pot-pourri.

RODRIGUINHO RODRIGUINHO – Uma História Assim II - Ao Vivo – EMI – Depois de um inacreditável DVD com um musical intitulado Uma História Assim, que trazia uma peça teatral romântica entremeada por canções, o pagodeiro Rodriguinho, ex-vocalista dos Travessos, rebobina aquele repertório e relembra canções do grupo em CD gravado ao vivo na Via Show, Rio de Janeiro. Produzido por Prateado, o disco tem sambas românticos como Até Mais, Tô Com Saudade, Quando a Gente Ama, O Amor Venceu, Palavra de Amigo e Tomara Que Não Seja Amor. Participações especiais de Thiaguinho (Exaltasamba), Dodô (Grupo Pixote) e do rapper BBS.   

Nenhum comentário: