segunda-feira, 6 de julho de 2009

UNIVERSAL MUSIC REEDITA QUATRO DISCOS DE ELBA RAMALHO

ELBA RAMALHO A cantora paraibana Elba Ramalho está comemorando trinta anos do lançamento de seu primeiro disco, Ave de Prata, que saiu pela Epic/CBS, hoje Sony Music, em 1979. Depois de mais dois discos naquela companhia – Capim do Vale, de 1980, e Elba, de 1981 – ela se transferiu para a Ariola, que depois teve seu acervo incorporado à PolyGram, hoje Universal Music.

Quatro dos discos de maior sucesso de Elba na Ariola são agora reeditados em CD pela Universal. Eles haviam saído na antiga Série Colecionador, da PolyGram, mas voltam com áudio remasterizado, reprodução de capa, contra-capa, encarte e selo do LP, além de textos analíticos a cargo do jornalista e pesquisador Rodrigo Faour. São eles Alegria, Coração Brasileiro, Do Jeito Que a Gente Gosta e Fogo na Mistura, os mais vendidos da carreira da artista até hoje.

ELBA RAMALHO - Coleção Alegria (1982) teve como principais hits Bate Coração, No Som da Sanfona, uma das últimas composições de Jackson do Pandeiro, e Amor Com Café, que ganhou clipe com participação do humorista Paulo Silvino. Coração Brasileiro (1983) trouxe sucessos como o frevo Banho de Cheiro, o xaxado Toque de Fole, o xote Ai Que Saudade de Ocê (gravado também por Fábio Jr.) e uma releitura de Chororô, de Gilberto Gil, além da participação de Chico Buarque em Se Eu Fosse o Teu Patrão, da trilha do musical Ópera do Malandro. Detalhe curioso: Coração Brasileiro foi o primeiro disco de MPB a ser lançado em CD em todo o mundo. Saiu no Japão em 1984.

Do Jeito Que a Gente Gosta (1984) seguiu a pegada dos ritmos nordestinos e emplacou os forrós Do Jeito Que a Gente Gosta, Forró do Poeirão e Energia. Fogo na Mistura (1985) teve como destaques o forró que lhe dava título e a toada De Volta Pro Aconchego, de Dominguinhos e Nando Cordel, um dos maiores sucessos da carreira de Elba Ramalho, obrigatório nos shows até hoje. Relançamentos mais que oportunos. Espera-se agora que a Sony Music reedite os três primeiros títulos da discografia da intérprete.

Nenhum comentário: