sábado, 28 de junho de 2008

FALHA NA CONEXÃO

MARCOS VALLE
Conecta
RWR/EMI

Marcos Valle transformou-se em ídolo da novíssima geração da MPB num movimento vindo de fora para dentro. Djs ingleses passaram a remixar suas gravações dos anos 60 na Odeon e esse material ganhou espaço na internet, caindo no gosto dos novos músicos. Como resultado, Valle começou a ser requisitado por eles para shows, gravações, parcerias. Uma espécie de resumo dessa aproximação está no CD (e também DVD) Conecta, gravado ao vivo em quatro shows no Cinemathèque Jam Club, Rio de Janeiro, em agosto do ano passado.

A concepção do projeto, do jornalista Antonio Carlos Miguel, é bem intencionada, mas a coisa peca na execução. As canções de Marcos Valle (parcerias com o irmão, Paulo Sérgio Valle, e com Joyce) seguem divinas, mas o encontro com a nova turma nem sempre funciona. As participações do DJ Plínio Profeta em Próton, Elétron, Nêutron e do DJ Nado Leal em Mentira e Batucada Surgiu dão liga, mas o mesmo não ocorre com o Fino Coletivo (em Dragão, de Alvinho Cabral, Daniela Folha, Wado e Totonho, e Boa Hora, de Alvinho e Domenico Lancelotti) e o combo + 2 (Estrelar e o medley com Sincerely Hot, de Domenico Lancelotti, e O Cafona).

Mas a coisa desanda mesmo quando entram em cena Marcelo Camelo e sua pose beat melancólica. O líder da finada Los Hermanos literalmente arruina Samba de Verão e Nem Paletó, Nem Gravata. E de quebra, faz uma versão canhestra de Cara Valente, de autoria própria. Ele é bom compositor, mas uma lástima como intérprete. Mas a figura de Marcos Valle consegue sair intacta desses encontros. Vale informar que em 2009 serão lançados três DVDs com participações do artista em vários programas de televisão brasileiros e americanos dos anos 60, num trabalho de Roberto de Oliveira, responsável pelo DVD Conecta e por exemplares produções com material de Elis Regina, Tom Jobim, Chico Buarque e Rita Lee. O jeito é aguardar pela música de Marcos Valle sem interferências...

Nenhum comentário: