segunda-feira, 9 de junho de 2008

POP/ROCK INSTANTÂNEO

ELVIS COSTELLO & THE IMPOSTERS
Momofuku
Lost Highway/Universal


Monofuku, o novo disco do inglês Elvis Costello e de seu grupo, The Imposters, tem uma série de peculiaridades. A começar pelo título que, conforme o músico explica, é 'uma homenagem a Ando Momofuku, criador do Cup Noodles, macarrão instantãneo'. Ainda segundo Costello, o título se justifica pelo fato das canções serem 'tão simples quanto se preparar o tal macarrão.' O trabalho soa fortemente influenciado por Paul McCartney, com quem ele gravou e compôs no final dos anos 80. São canções liricamente simples, com belas harmonias.

O álbum foi gravado na Califórnia em uma semana, no início do ano. As canções são todas de Costello, e inéditas. Há parcerias com dois nomes de peso da country music, Rosanne Cash (Song With Rose) e Loretta Lynn (Pardon Me, Madam, My Name Is Eve), esta cada vez mais próxima de músicos fora de sua seara (teve um álbum produzido por Jack White, do duo White Stripes). Há vários bons momentos como a pulsante No Hiding Place, Go Away, com cara de improviso, Drum & Bone, fortemente marcada por vioões e órgão, e as canções feitas em parceria com Rosanne Cash e Loretta Lynn. Como cantor, Elvis Costello continua não sendo lá grande coisa, mas a qualidade do material supera o certo incômodo que dá ouvir sua voz anasalada.

A propósito, Momofuku saiu em vinil nos Estados Unidos. Lá, a versão em CD tem tiragem reduzida. O próximo trabalho de Costello deverá ser mais uma vez em parceria com Burt Bacharach. O maestro norte-americano e o músico inglês estão compondo juntos novamente e podem repetir a dobradinha que resultou no brilhante Painted From Memory, lançado há exatos dez anos.

Site oficial: www.elviscostello.com

Nenhum comentário: