quarta-feira, 25 de junho de 2008

TEMPO DE RETOMADA

Muitos pontos em comum ligam os DVDs de Alexandre Pires e José Augusto. Os dois artistas passaram os últimos anos em carreira internacional, baseados em Miami, são ídolos românticos e buscam retomar espaço no Brasil.

ALEXANDRE PIRES Alexandre Pires surgiu como cantor do grupo Só Pra Contrariar e em 1998 chegou à casa de três milhões de cópias vendidas, número hoje inimaginável dadas as precárias condições em que se encontra o mercado fonográfico no que tange às grandes gravadoras. Naquele mesmo ano, o SPC lançou-se em carreira internacional, com a presença de Alexandre no Midem Latino, evento realizado em Miami. A mídia internacional mostrou-se fascinada com o carisma do cantor e compositor mineiro. Pires logo passou a ser produzido por Emilio Estefan, Jr., chegando a gravar um single em dueto com Gloria Estefan, a salsa Santo Santo, que estourou em toda a América Latina. Depois foi trabalhar sob a produção de Estéfano (da dupla Donato y Estéfano), mas o sucesso não foi o mesmo. Nessa época, já fora do Só Pra Contrariar, mudou de gravadora, indo da BMG (hoje Sony BMG) para a EMI Televisa. Agora volta ao Brasil através do DVD (e CD) Em Casa Ao Vivo (Uai Discos/ EMII), gravado em janeiro último na sua cidade natal, Uberlândia. Alexandre Pires revive os hits dos tempos do SPC e da carreira solo, entre eles Sai da Minha Aba, Mineirinho, Essa Tal Liberdade, Você Virou Saudade e Que Se Chama Amor. Participações especiais de Alcione (em Depois do Prazer), Daniel (Cheguei Tarde Demais), Ivete Sangalo (co-diretora do DVD ao lado de Alexandre e Joana Mazzuchelli, em Estrela Cadente). da funkeira Perlla (em Te Amar Sem Medo, transformada num funk), do Grupo Revelação (Delírios de Amor) e dos cantores angolanos Yola Araújo e Anselmo Ralph (A Deus Te Peço). Alexandre continua dominando a platéia e cantando bem. Nos extras, making of.

JOSÉ AUGUSTO José Augusto viveu seus melhores momentos como cantor nos anos 70 e 80, época em que passou a acontecer também como compositor, em bem sucedidas parcerias com Paulo Sérgio Valle, Chico Roque e Carlos Colla, entre outros. A partir da metade dos anos 90 passou a gravar menos, embora nunca deixasse de fazer shows. Hoje, José Augusto é popularíssimo no mercado latino dos Estados Unidos, apresentando-se muito mais naquele país que no Brasil. Com o DVD (e CD) Aguenta Coração (Mercury/ Universal), gravado ao vivo no Rio de Janeiro em fevereiro último, tenta retomar a trajetória no país. Dirigido por Miguel Plopschi, o trabalho traz o cantor revivendo praticamente todos os hits, entre eles De Que Vale Ter Tudo Na Vida, Eu Quero Apenas Carinho, Fantasias, Sábado, Fui Eu, Sonho Por Sonho, Amantes, Indiferença e Chuvas de Verão. Participações especiais de Alcione (em O Que Eu Faço Amanhã e Não Quero Dinheiro (Só Quero Amar), este em homenagem a Tim Maia), Chitãozinho & Xororó (em Evidências, maior sucesso de José Augusto como compositor) e dos grupos The Originals (Amar Você) e Roupa Nova (Eu e Você). A voz de José Augusto está em plena forma. Nos extras, making of.

Nenhum comentário: