sexta-feira, 3 de julho de 2009

BRUNA CARAM: "ENCARAR NOVOS DESAFIOS É ESTIMULANTE!"

Depois do enorme sucesso de Essa Menina, seu disco de estreia, de 2006, Bruna Caram lança novo trabalho, Feriado Pessoal, também pela Dabliú e novamente com produção de Alexandre Fontanetti, O leque de autores se expande definitivamente (no primeiro CD gravou somente canções de Otávio Toledo) e a intérprete mostra até seu lado autoral.

Bruna Caram conversou com o ACORDES sobre Feriado Pessoal. Confira:

Toninho Spessoto – Qual foi o ponto de partida para a gravação de Feriado Pessoal?
Bruna Caram
– A primeira canção escolhida foi Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor, do Lô e do Márcio Borges, que queria gravar já há uns dois anos. Durante a turnê do meu primeiro disco, Essa Menina, fazia constantemente listas de repertório para o novo trabalho.

TS – Qual a razão de ter incluído Cuide-se Bem, de Guilherme Arantes, no repertório?
Bruna
– Adoro essa canção como um todo, mas há uma particularidade: ela fala de ‘sorriso largo’ e ‘simpatia estampada no rosto’, que são características que as pessoas associam a mim, o que me deixa muito feliz. E ‘sorriso largo’ remete a Palavras do Coração, meu primeiro sucesso.

TS – E você finalmente gravou Gatas Extraordinárias, de Caetano Veloso, que era do seu repertório de shows do início de carreira...
Bruna
– E você foi um dos que mais insistiram para que eu gravasse! (risos) Tenho um carinho enorme por essa canção, e gostei muito do resultado final, do arranjo de cordas do Anderson Toledo...

TS – Aliás, cordas de verdade, nada de samplers ou pré-programações...
Bruna
– Sim, o Fonta (Alexadnre Fontanetti, produtor do disco) me disse que se era pra colocar, teria que ser de verdade. Concordei de imediato. Ver e ouvir o naipe de cordas gravando foi uma emoção indescritível!

TS – A idéia era a princípio fazer um disco só de inéditas?
Bruna
– Sim, mas no decorrer do processo resolvemos incluir Gatas Extraordinárias e Cuide-se Bem. E chegamos a gravar Canário do Reino, de Zapatta e Carvalho, lançada pelo Tim Maia, mas acabou não funcionando no estúdio.

TS – Quanto tempo levou a produção do CD?
Bruna
– Seis meses de trabalho duro, mas a maior parte do tempo foi mesmo na escolha de repertório. A gravação em si foi rápida, meu entrosamento com o Fontanetti é total!

TS – Você estreia como compositora. De quando é Feriado Pessoal?
Bruna
– Não me considero uma compositora, tenho pouquíssimas canções. Feriado Pessoal é do começo de 2008, entrou no disco porque queríamos algo dançante, pra cima.

TS – Qual canção está sendo trabalhada nas rádios?
Bruna
– Escolhemos, de comum acordo com a gravadora, Fim de Tarde, do Juca Novaes, meu tio, e do Edu Santhana, que são dos Trovadores Urbanos. É uma canção forte, com muitos ganchos emocionais.

TS – Falando em ganchos emocionais, quais as canções do CD que mais mexem com você?
Bruna
– Olha, várias me emocionam, especialmente Nascer de Novo, do Dani Black, e Alquimia, do Caê Rolfsen.

TS – E as que mais te alegram?
Bruna
– Indiscutivelmente Gargalhadas, do Pedro Altério e do Pedro Viáfora, e Gatas Extraordinárias.

TS – Dani Black, Caê Rolfsen, Pedro Altério, Pedro Viáfora... Você aposta mesmo na novíssima geração, não é?
Bruna
– Não poderia ser diferente, somos todos contemporâneos e amigos, eles expressam nas canções o que a minha geração sente. Sinto-me privilegiada por ter acesso a esse material tão maravilhoso e rico!

TS – Essa Menina trazia apenas canções de Otávio Toledo. Feriado Pessoal tem composições de vários autores. O que essa diferença representa pra você?
Bruna
– Gravar as canções do Otávio em Essa Menina foi uma experiência maravilhosa, um trabalho riquíssimo. E abrir o leque no novo CD representa o descortinar de mais coisas novas, é um outro desafio para mim. Adoro desafios!

TS – Quando começa a turnê de lançamento de Feriado Pessoal?
Bruna
– Começa oficialmente em 7 e 8 de agosto no Tom Jazz, em São Paulo.

TS – O que o show terá de diferente em relação a Essa Menina?
Bruna
– Terá um tratamento mais teatral, a direção será da atriz Chris Ferri, que é a responsável pela escola de teatro de Miriam Muniz. A Chris foi assistente de direção da Miriam no Falso Brilhante, da Elis. Dá pra imaginar o quanto eu estou aprendendo, né?

TS – Quais músicos vão te acompanhar?
Bruna
– Um timaço: Alexandre Fontanetti nos violões, guitarras e direção musical, Anderson Toledo nos teclados, Serginho Carvalho no baixo e Pedro Ito na bateria.

TS – No show anterior você fazia algumas releituras. Isso vai continuar?
Bruna
– Não, pois agora já tenho um segundo disco, ou seja, mais material gravado por mim para aproveitar. O repertório terá por base Feriado Pessoal, com algumas canções do Essa Menina, entre elas Um Blues e, claro, Palavras do Coração.

TS – O que mudou na concepção de vida e música da Bruna Caram do começo da carreira até agora?
Bruna
– Me sinto mais segura, tenho uma atitude mais forte e ideia muito mais clara do que quero, e principalmente a segurança de que posso viver de música. Acredito plenamente na minha força de trabalho.

Site: www.brunacaram.com.br - MySpace: www.myspace.com/brunacaram

Um comentário:

Anônimo disse...

Maravilhosa entrevista! Acho que a Bruna será (se já não é) uma das maiores contoras deste país, que já mostrou ser muito bom em revelar cantoras muito talentosas!
Parabéns Bruna!