terça-feira, 28 de julho de 2009

DOCUMENTO DE IDENTIDADE

KLEITON & KLEDIR KLEITON & KLEDIR                      
Autorretrato
Canal Brasil/Pandorga/Som Livre

Há muito se aguardava um disco de inéditas de Kleiton & Kledir. A espera compensou. Os irmãos gaúchos, que começaram a carreira no grupo Almôndegas e estouraram como dupla em 1979 com Maria Fumaça no festival da TV Tupi, não perderam o pique criativo e apresentam em Autorretrato treze belas canções, com produção do inglês Paul Ralphes. O amor é o mote, ora tratado com lirismo, ora de modo gostosamente jocoso.

Kleiton & Kledir assinam todos os temas, entre eles  Autorretrato, que fala das diferenças que os unem, Ao Sabor do Vento, que tem como assunto a simplicidade da vida, o tocante Estrela Cadente, uma milonga com ares mouros, um pedido de amor, a balada História de Amor, que fala da tristeza pelo fim de uma relação, Tudo Eu, divertida análise do intrincado universo feminino, Pelotas, declaração de amor à cidade natal da dupla, uma ‘canção plana’, como os autores definem, sem maiores arroubos harmônicos, essencialmente – e agradavelmente – descritiva, e Eva, interminável e espirituoso desfile de nomes de mulheres e suas características.

KLEITON & KLEDIR 6 São canções, milongas, vaneras, polcas, todas apresentadas em arranjos acústicos com base em violões, guitarras, violinos, harmônios, pianos e percussão, o que resulta numa sonoridade típica dos anos 60. O DVD, com direção de Edson Erdmann, traz um documentário com todas as canções interpretadas em estúdio, cada uma com ambientação cênica própria. Os temas são entremeados por flagrantes das gravações e reflexões de Kleiton & Kledir sobre vida, carreira e processo criativo. Nos extras do DVD, making of e o clipe de Adão, versão feminina de Eva interpretada pela dupla com participação especial do quarteto Chicas. Criativo e sincero, Autorretrato é um grande trabalho.

Site: www.kleitonekledir.com.br

Duração total: 109 minutos 
Extras: making of, clipe de Adão (participação do quarteto Chicas), galerias de fotos 
Áudio: Dolby Digital 5.1, Dolby Digital 2.0 
Região 0




Kleiton & Kledir em Estrela Cadente (Kleiton/Kledir), do CD/DVD Autorretrato

2 comentários:

Ira Gomes disse...

Não conhecia este blog, amei as materias é uma grande oportunidade de conhecermos artistas q não estão tão na mídia, mas fazem arte, parabéns!
Só uma dica incorpora artistas cristãos tb, beijos. Paz

TONINHO SPESSOTO disse...

Ira,
Muito obrigado por sua mensagem tão doce e carinhosa!
Venha sempre ao blog, será um prazer te receber!
Quantoa artistas cristãos, eles têm vez aqui sim, já entraram várias matérias sobre artistas cristãos, tanto católicos quanto evangélicos.

Grande Beijo!