domingo, 10 de agosto de 2008

FILÓ MACHADO GRAVA O PAPO DE MÚSICO NESTA TERÇA

O PAPO DE MÚSICO, projeto do jornalista, radialista e produtor musical TONINHO SPESSOTO, que teve quatro edições realizadas no Villaggio Café (SP) entre março e junho, se transformou em programa de rádio. Estréia na USP FM (93,7 Mhz – São Paulo/107,9 MHz – Ribeirão Preto – www.radio.usp.br) no dia 18 de agosto, segunda-feira, da meia-noite à uma da manhã. O PAPO DE MÚSICO é uma conversa descontraída de Spessoto com grandes nomes e novos valores da música brasileira, com o convidado apresentando suas canções ao vivo. O público presente às gravações pode participar com perguntas. O PAPO DE MÚSICO nessa nova fase é gravado todas as terças-feiras às 14 horas, no SL Music Hall, espaço de eventos do Souza Lima Ensino de Música, em São Paulo. A entrada é franca.

O convidado de 12 de agosto é o cantor, compositor, violonista, produtor e arranjador FILÓ MACHADO. Paulista de Ribeirão Preto, 57 anos, Filó começou a atuar como músico profissional aos dez anos de idade, integrando os grupos de baile New Boys, Acadêmicos de Marília, Birutas do Ritmo e Conjunto Icaraí. Em 1967 entrou para o grupo Black Falcons, com quem gravaria seu primeiro disco no ano seguinte. Dois anos depois, morando em Monte Aprazível (SP), estudou no Colégio Dom Bosco, onde atuou como professor prático de Música e formou uma orquestra de cordas com setenta integrantes. Como a orquestra de violões do colégio, excursionou por várias cidades brasileiras. Em 1971 Filó foi para São Paulo, trabalhando em casas noturnas como Igrejinha, Terceiro Whisky, Jogral, Catedral do Samba e Telecoteco. No ano seguinte participou como violonista do disco Caminhada, de Marília Medalha. Em 1972 e 1973 Filó se apresentou na noite paulistana com músicos como Zé Luiz Mazziotti, Leny Andrade, Benito Di Paula, Macumbinha, Mutinho, Simone, Rosinha de Valença e Bira (hoje contrabaixista do sexteto do Programa do Jô, da TV Globo). Ainda em 1973 participou do LP Catedral do Samba Ao Vivo.

Em 1974, Filó fez seu primeiro show com canções próprias, no Teatro 13 de Maio. Ao longo da década de 70, seguiu trabalhando na noite paulistana e em shows ao lado de, entre outros, Léa Freire, Adoniran Barbosa, Alaíde Costa, Os Originais do Samba e Johnny Alf. Quatro anos depois lançou seu primeiro disco, Filó (Chantecler), que teve como sucessos O Polvo e Velha Cidade. Em 1983 veio o segundo disco, Origens, com os sucessos Quero Pouco, Quero Muito e Terras de Minas. Um ano depois lançou Canto Fatal (Pointer), com destaque para a faixa-título e Venha Até Minha Casa. Em 1985, FILÓ MACHADO iniciou bem sucedida carreira internacional. Já se apresentou nos Estados Unidos, França, Itália, Japão, Alemanha, Espanha e Canadá, entre outros países. Gravou discos específicos para o mercado internacional ao lado de renomados músicos como Michel Legrand, Toots Thielemans e Jane Monheit. Ao longo de 47 anos de carreira tem dez discos lançados e prepara-se para colocar no mercado mais um, em setembro próximo, trabalho que conta com participações de, entre outros, César Camargo Mariano, Romero Lubambo e Gabriel Grossi.

O PAPO DE MÚSICO com FILÓ MACHADO será gravado no dia 12 de agosto e transmitido pela USP FM em 25 de agosto.

PAPO DE MÚSICO
Produção e Apresentação: TONINHO SPESSOTO
Convidado da gravação em 12 de agosto: FILÓ MACHADO
Gravações todas as terças-feiras, sempre às 14 horas
SL Music Hall – Rua José Maria Lisboa, 745 – Jardins, São Paulo ENTRADA FRANCA

No ar todas as segundas-feiras à meia-noite pela USP FM, a partir de 18 de agosto
93,7 MHz (São Paulo)
107,9 MHz (Ribeirão Preto)
www.radio.usp.br
www.papodemusico.blogspot.com

Nenhum comentário: