segunda-feira, 11 de agosto de 2008

MORRE ISAAC HAYES, MESTRE SUPREMO DA SOUL MUSIC

A música popular está infinitamente mais pobre: morreu neste domingo, aos 65 anos, em sua casa na cidade de Memphis (onde nasceu), o compositor, maestro, arranjador, cantor e ator norte-americano Isaac Hayes, um dos nomes mais influentes da soul music. A causa da morte não foi revelada. Sabe-se que ele foi encontrado inconsciente junto a uma esteira ergométrica. Os paramédicos tentaram reanimá-lo, mas o músico chegou sem vida ao hospital. Isaac Hayes começou a carreira como produtor e compositor do staff da gravadora Stax. Ele foi o mentor de astros como Sam & Dave (para os quais produziu discos e escreveu clássicos como Soul Man e Hold On, I'm Coming) e Booker T. & The MG's. Mas tornou-se conhecido mundialmente em 1971, ao criar o inesquecível tema do filme Shaft, que lhe rendeu um Oscar.

Entre outros trabalhos também marcantes estáo os álbuns A Man And A Woman Live, ao lado de Dionne Warwick, e Black Caesar. Como ator, teve papel de destaque na ficção Fuga de Nova York, ao lado de Kurt Russell e Ernest Borgnine. O último trabalho de Isaac Hayes que ganhou notoriedade foi como a voz da personagem Chef, do desenho animado South Park

Um comentário:

Anônimo disse...

Soube do desaparecimento de Isaac Hayes no site do Cotonete, em http://cotonete.clix.pt/quiosque/noticias/body.aspx?id=40240, e através do botão que eles têm em cima consegui recuperar algumas músicas dele. Muito bom mesmo!