sábado, 9 de agosto de 2008

O BAILE E O BALÉ DO BALEIRO

Zeca Baleiro solta nova fornada musical, e em dose dupla. O cantor e compositor maranhense, contemporâneo de Chico César e Rita Ribeiro, vem com um apanhado de boas canções em dois discos. O Coração do Homem- Bomba Volume 1 (MZA) é o primeiro disco de inéditas do músico em três anos. São canções recentes e outras nem tanto, em ritmos que vão de reggaeton e funk a soul made in Brazil, rock e funk, passando por repente e balada. Algumas são emblemáticas e instigantes, casos de Geraldo Vandré (Baleiro/Chico César), diálogo imaginário com o co-autor de Disparada, um dos mais influentes e misteriosos criadores da música brasileira, Vai de Madureira (Baleiro), feita especialmente para o disco que marcou a efêmera volta das Frenéticas em 2001 (participação do duo maranhense Criolina) e Ela Falou Malandro, parceria com Zé Geraldo embalada por pistons tipicamente mariachi e que mescla Jovem Guarda e brega. Há também inspiradas releituras de Bola Dividida (Luiz Ayrão) e Alma Não Tem Cor (de André Abujamra, gravada originalmente pelo Karnak). Trabalho de qualidade.

Geraldas e Avencas (Saravá Discos) é a trilha sonora criada por Zeca Baleiro para o espetáculo homônimo do Grupo de Dança 1o Ato, de Belo Horizonte, dirigido por Suely Machado. O roteiro fala da ditadura da estética e, segundo a diretora do grupo, Baleiro foi convidado a compor a trilha por saber enfrentar os ditames estéticos com sua inventividade. O músico criou temas instrumentais densos como Fotos/Quedas, Linha do Tempo e Por Um Fio, sambas como Turbinada e Quem Não Samba Chora e o Xote do Edifício. As canções podem perfeitamente fazer parte do repertório de shows de compositor pois têm vida própria, funcionam independente do contexto em que foram feitas. A trilha está disponível em SMD (Semi Metalic Disc), tecnologia criada pelo cantor Ralf (da dupla Chrystian & Ralf), que barateia o custo sem comprometer a qualidade. O CD vem com o preço estampado na capa: R$ 5,00.

Site oficial: www.zecabaleiro.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Este produto SMD criado pelo cantor sertanejo Ralf é um sucesso.Quero parabenizar o Zeca Baleiro por um disco original a 5,00 reais. Até o Arnaldo Antunes já saiu em SMD.