O cantor, compositor, produtor e dançarino Michael Jackson morreu na tarde desta quinta-feira, 25 de junho, em Los Angeles, Califórnia. Jackson foi levado ao hospital da Universidade da Califórnia após sofrer parada cardio-respiratória em sua casa. O cantor, que tinha 50 anos, foi atendido rapidamente e chegou a ser reanimado, mas entrou em coma e morreu pouco após as 18 horas (horário de Brasília).
Um dos mais populares astros da história da música pop, Michael Jackson vendeu mais de 750 milhões de discos em todo o mundo. O auge da carreira veio com os álbuns Off The Wall (1979). Thriller (1982), Bad (1987) e Dangerous (1991), todos produzidos por Quincy Jones e lançados pela Columbia, e com a canção We Are The World, escrita em parceria com Lionel Richie e gravada pelo grupo USA For Africa, formado por 45 grandes nomes do pop/rock americano, registro também produzido por Quincy Jones em 1985 visando arrecadar fundos para o combate à fome na Etiópia. Michael começou a carreira ainda na infância ao lado dos irmãos Jermaine, Marlon, Tito e Randy, com os quais formou o Jackson 5, um dos grupos de maior sucesso da gravadora Motown. Teve outras duas irmãs cantoras, Janet e LaToya Jackson.
À época do lançamento de Off The Wall, Jackson passou a se submeter a cirurgias plásticas seguidas que acabaram por deformar seu rosto. Ele teria justificado o embranquecimento da pele a viriligo. Na década passada começou a enfrentar seguidos processos por abuso sexual contra menores. As orgias teriam ocorrido em sua mansão, Neverland (Terra do Nunca). Foi inocentado em todos os casos.
Em março último, Michael Jackson anunciou em Londres a volta aos palcos numa turnê que começaria em julho e iria até março de 2010. O disco de maior sucesso da carreira de Michael Jackson é Thriller, com mais de noventa milhões de cópias vendidas até hoje. O cantor esteve no Brasil em 1972 com o Jackson 5 e em 1993, quando fez um concerto no estádio do Morumbi, em São Paulo. Chegou a gravar um clipe na Bahia, da canção They Don’t Care About Us, com participação do grupo Olodum. Com a morte de Michael Jackson, chega ao fim um dos mais importantes capítulos da história do pop.
Nenhum comentário:
Postar um comentário