quinta-feira, 18 de junho de 2009

NOTAS MUSICAIS # 19

ZÉ RAMALHO ZÉ RAMALHO CANTA LUIZ GONZAGA – Zé Rmalho – Discobertas/Sony – Esta bem elaborada coletânea vem homenagear Mestre Luiz Gonzaga no vigésimo ano de sua morte. Produzida pelo jornalista e pesquisador Marcelo Fróes, reune as canções de Gonzaga gravadas por Zé Ramalho ao longo dos anos. Entre elas Asa Branca, Paraíba, Pau-de-Arara, Não Vendo, Nem Troco (Zé Ramalho e Dominguinhos), Fica Mal Com Deus (Zé Ramalho e Luiz Gonzaga) e uma faixa gravada especialmente para a coletânea, Amanhã Eu Vou. Um Mestre reverenciado por um dos seus mais ilustres e fiéis súditos.

NAYLOR PROVETA 2 BRASILEIRO SAXOFONE – Nailor Proveta – Acari Records – Saxofonista, arranjador e líder da Banda Mantiqueira, Nailor ‘Proveta’ Azevedo lança este belo CD onde interpreta temas diversos que comprovam a versatilidade do instrumento, de choros a peças jazzísticas. Entre eles Quem é Você (Pixinguinha), Ternura (K-Ximbinho), Inclemência (Guerra-Peixe), Stanats (Moacir Santos), Implorando (Anacleto de Medeiros) e Choro de Uma Valsa (Proveta). Entre os músicos convidados estão o pianista Cristóvão Bastos, o violonista Maurício Carrilho, o flautista Toninho Carrasqueira, o baixista Sizão Machado, a cavaquinista Luciana Rabello e o Quarteto Maogani de Violões.

PEDRO LIMA 2 SE VOCÊ DIZ NÃO – Pedro Lima – Independente – Compositor, cantor e violonista, Pedro Lima forjou seu som nos bares e ruas de São Paulo e Londres. Faz na essência samba mas foge dos ditames do gênero, ousando em harmonias e arranjos e dando às interpretações enorme personalidade. Sua ligação com o samba resvala sutilmente em funk e samba-rock, com qualidade e inteligência. Entre os temas Perseguição, Se Você Diz Não, Rei Morto, Rei Posto e Andarilho. Com criatividade, Pedro Lima traz também releituras inusitadas de In Between Days, do The Cure (transformada em bossa) e Bala Com Bala, de João Bosco e Aldir Blanc (com acento soul). O menino é bom, vale prestar atenção. Como adquirir o CD: www.pedrolimabossajazz.com.br

RICARDO VILAS 2 RICARDO VILAS – 40 Anos de Música – CPC-Umes – Gravado em 2007 no Teatro Maison de France, no Rio, e lançado há alguns meses em DVD, o show comemorativo dos 40 anos de carreira do cantor e compositor Ricardo Vilas sai também em CD duplo. Vilas, que começou a carreira no grupo Momento4uatro ao lado de Maurício Maestro, David Tygel e do saudoso Zé Rodrix, engajou-se na luta armada e deixou o país indo para a França, onde desenvolveu carreira ao lado da cantora Teca Calazans. No show, ele recebe como convidados Joyce, Kay Lira e os companheiros do Momento4uatro. Com estes ficam os momentos mais emocionantes do espetáculo, através de canções como Glória (choro de Ricardo Vilas e Zé Rodrix), Novo Romântico (Vilas/David Tygel), Flechas Envenenadas (Vilas/Maurício Maestro) e Ponteio (de Edu Lobo e Capinam, que o grupo defendeu no festival da Record em 1967 ao lado de Edu e Marília Medalha). Belíssimo.

TANIA MARA TÂNIA MARA – Falando de Amor – EMI – A cantora Tânia Mara começou na country music e depois enveredou pelo pop romântico. Seu novo trabalho, gravado ao vivo em Jaguariúna (São Paulo) é um resumo da trajetória. Recebe como convidados Roberta Miranda, Alexandre Pires, Elba Ramalho, o grupo Yahoo, o violinista Marcus Viana e o irmão, o ator e cantor Rafael Almeida. Entre as canções Se Quiser, Agamamou (sucesso do Art Popular), Gostava Tanto de Você (de Edson Trindade, gravada por Tim Maia) e Lembrança De Um Beijo. Sai em CD e DVD. Nos extras do DVD, nove videoclipes dirigidos por Jayme Monjardim, marido da cantora.

WANESSA CAMARGO 2 WANESSA – Meu Momento – SonyWanessa Camargo decidiu tirar artisticamente o sobrenome, mudou o visual e adotou postura musical mais próxima do ryhtym’n’blues contemporâneo. No novo CD, nada de canções com temáticas pueris. Entre as faixas estão Fly, com participação do rapper JaRule (o clipe, dirigido por Johnny Araújo, do filme O Magnata, ultrapassou a marca de um milhão de acessos no YouTube e a música é sucesso nas pistas de dança), Coisas da Vida (clássico de Rita Lee lançado em 1976) e Te Beijar (de Alexandre Carlo, do Natiruts). Com essas mudanças a cantora, que tem nove anos de carreira e mais de dois milhões de cópias vendidas entre CDs e DVDs, tenta alcançar novas fatias de público. A estratégia pode dar certo. Site: www.wanessacamargo.com.br

Nenhum comentário: