sábado, 13 de junho de 2009

TESOUROS DE DOLORES

DOLORES DURAN DOLORES DURAN            
Entre Amigos
Biscoito Fino

Dolores Duran (1930-1959) foi uma compositora notável, que mesmo tendo produzido pouco marcou a música brasileira com obras-primas como A Noite do Meu Bem, Fim de Caso, Castigo, Por Causa de Você e Estrada do Sol, as duas últimas em parceria com Tom Jobim. O que nunca foi explorado com o merecido cuidado, no entanto, foi o seu lado de intérprete.

Este CD traz gravações raríssimas feitas no Rio de Janeiro na casa do produtor e diretor de TV Geraldo Casé em 1959, poucos meses antes da morte prematura de Dolores (vítima de infarto em 23 de outubro daquele ano). Acompanhada por Baden Powell e Manuel da Conceição, o lendário Mão de Vaca, ao violão e por Chiquinho do Acordeom, ela interpretou standards americanos como Cheek To Cheek (Irving Berlin), Makin’ Whoopee (Walter Donaldson/Gus Kahn) e Over The Rainbow (Harold Arlen/E.Y. Harburg), o clássico francês Hymne a L’Amour (Edith Piaf/Marguerite Monnot) e sucessos brasileiros como Mocinho Bonito (Billy Blanco) e Neste Mesmo Lugar (Klécius Caldas/Armando Cavalcanti),

DOLORES DURAN Nos temas em inglês Dolores Duran mostrou um approach jazzístico similar ao de Ella Fitzgerald ou Sarah Vaughan. Nas canções brasileiras, charme e a dose necessária de melancolia. Como bônus, três faixas gravadas em 1949 num sarau na casa de Rui e Helenita Marques de Azevedo, também no Rio. Na época, ainda usando o nome de batismo – Adiléia – e com apenas 19 anos, Dolores já deixava antever o talento extraordinário. Cantou na ocasião Body And Soul (Sour/Heyman/Eiton/Green), acompanhada por Jacques Klein ao piano e Eu Sem Você e Praça Mauá, ambas de Billy Blanco, com o autor ao violão. Os fonogramas foram descobertos pela pesquisadora Ângela Almeida. Verdadeira preciosidade.

Nenhum comentário: