terça-feira, 11 de agosto de 2009

SIMONAL REVISITADO

WILSON SIMONAL WILSON SIMONAL                                
Um Sorriso Pra Você
Mercury/Universal

O nome de Wilson Simonal (1938-2000) voltou com força à mídia com o lançamento do documentário Ninguém Sabe o Duro Que Dei. A história de um dos maiores entertainers brasileiros é contada em detalhes no filme, que tem entre seus diretores o humorista Claudio Manoel, da trupe Casseta & Planeta. Com o sucesso do documentário, algumas compilações de Simonal foram produzidas, entre elas esta que mapeia o período em que ele esteve sob contrato com a Philips, de 1972 a 1974.

Simonal gravou passou pelas gravadoras Odeon, Philips e RCA. No final da vida fez um disco pela Movieplay. A fase Philips não havia sido resgatada em CD até aqui. A coletânea Um Sorriso Pra Você, com seleção de repertório de Carlos Savalla, mapeia gravações dos quatro LPs feitos naquela companhia, entre eles um lançado apenas no México. Estão aqui, entre outros grandes momentos do cantor, Dingue Li Bangue, Cuidado Com o Bulldog, Águas de Março, Na Subida do Morro e Expresso 2222

WILSON SIMONAL Esses quatro discos, bem como os posteriores na RCA e Movieplay, não fizeram sucesso pois já corria a acusação de que o intérprete seria informante do DOPS (Departamento de Ordem Pública e Social) durante a ditadura militar e teria delatado companheiros de profissão. Nada foi provado contra Simonal, mas ele nunca mais recuperou o sucesso e o prestígio. Uma pena. Restam os discos e o documentário. Ainda que tardiamente, faz-se justiça a esse mito da música popular brasileira.

Nenhum comentário: