segunda-feira, 23 de novembro de 2009

FAMÍLIA DO SOM

Os irmãos Guilherme (à esquerda na foto) e Carlinhos Vergueiro lançam novos trabalhos e levan adiante a tradição familiar. O pai, Carlos Vergueiro, ator, escritor, jornalista e radialista, foi um dos homens mais importantes da cultura de São Paulo. A filha de Carlinhos, a apresentadora e cantora Dora Vergueiro, faz sucesso comandando programas de esportes radicais. Guilherme Vergueiro, pianista, arranjador e compositor, é músico dos mais respeitados, o mesmo acontecendo com o compositor e cantor Carlinhos Vergueiro, que surgiu para o grande público ao vencer o Festival Abertura, da TV Globo, em 1975, com a canção Como Um Ladrão e chegou a ser parceiro de Adoniran Barbosa, no antológico samba Torresmo à Milanesa.

CARLINHOS e GUILHERME VERGUEIROCarlinhos e Guilherme lançam juntos o CD Mano a Mano – Nossa Aliança (Núcleo Flutuante de Arte Contemporânea/Tratore), que traz doze faixas, sendo onze de Carlinhos Vergueiro (a exceção é Feitio de Oração, de Noel Rosa e Vadico). São na maioria sambas como Lugar de Cobra é no Chão (Carlinhos/Arlindo Cruz), Cigano (letra de Paulo César Pinheiro), Arrepio no Braço (de Carlinhos com o inesquecível João Nogueira) e Linhas de Prazer (só de Carlinhos), esta uma ode às grandes linhas ofensivas do nosso futebol, as do São Paulo dos anos 50, dos inigualáveis Santos e Botafogo dos anos 60 e a da Seleção Brasileira de 1970. Carlinhos Vergueiro é acompanhado por Guilherme Vergueiro (piano, arranjos), Carlinhos 7 Cordas, Laudir de Oliveira (percussão) e Thiago Silva (bateria).

GUILHERME VERGUEIRO Intemporal/Timeless Volume 1 (Núcleo Flutuante de Arte Contemporânea/Tratore), de Guilherme Vergueiro, traz dezessete gravações raras feitas entre 1971 e 2008 para programas de rádio brasileiros e americanos e registros diversos captados nos Estados Unidos. Entre os temas estão O Morro Não Tem Vez (Tom Jobim/Vinícius de Moraes), O Que é Amar (de Johnny Alf, com Guilherme também nos vocais), Nova Ilusão (Guilherme Vergueiro), Lamento do Morro (de Garoto, gravação da qual participa o saudoso violonista Raphael Rabello), Braziliana (Baden Powell) e This Time The Dream Is On Me (Richard Rodgers/Lorenz Hart). A série está prevista para três volumes. Dois belos trabalhos, que merecem ser conhecidos.

Sites: www.carlinhosvergueiro.com.br e www.guilhermevergueiro.com

Nenhum comentário: