sexta-feira, 6 de novembro de 2009

GRAMMY LATINO: CAETANO VELOSO É O GRANDE VENCEDOR BRASILEIRO

10th LATIN GRAMMY A décima edição do Grammy Latino, principal prêmio da indústria fonográfica para os países de línguas espanhola e portuguesa, foi realizada na noite de ontem no Mandalay Bay Events Center, em Las Vegas. Foram distribuídos prêmios para 49 categorias, sendo nove específicas para a música brasileira (prêmios estes anunciados à tarde). Apesar do mexicano Juan Gabriel ter sido escolhido Personalidade do Ano, a grande homenageada roi a cantora argentina Mercedes Sosa, recentemente falecida, que ficou com o Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Folclórica por Cantora 1 e recebeu um tocante tributo em vídeo.

CAETANO VELOSO Caetano Veloso levou dois Grammy Latinos: Melhor Álbum de Cantor/Compositor, com Zii e Zie, e Melhor Vídeo Musical Versão Longa por Roberto Carlos e Caetano Veloso & A Música de Tom Jobim (este foi também para o Rei e para o produtor Guto Graça Mello). A pianista Sonia Rubinsky levou o gramofone dourado de Melhor Álbum de Música Clássica por Vila-Lobos: Piano Music – Guia Prático, Albums 10 &11/Suite Infantil 1& 2. Os premiados das categorias brasileiras foram os seguintes:

Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro: Em LondresRoupa Nova

Melhor Álbum de Rock Brasileiro: AgoraNX Zero e Sacos Plásticos - Titãs

Melhor Álbum de Samba/Pagode: O Pequeno BurguêsMartinho da Vila

Melhor Álbum de Música Popular Brasileira: Ivan Lins & The Metropole OrchestraIvan Lins & The Metropole Orchestra

Melhor Canção Brasileira: Martelo BigornaLenine

Melhor Album de Música Sertaneja: Coração EstradeiroSérgio Reis

Melhor Album de Música de Raízes Brasileiras – Regional Nativa: As Músicas do Filme O Menino da PorteiraDaniel

Melhor Album de Música de Raízes Brasileiras – Regional Tropical: Balaio de AmorElba Ramalho

Melhor Álbum de Música Cristã (Língua Portuguesa): Depois da GuerraOficina G3

CALLE 13 O grande vencedor da noite foi o duo portorriquenho de reggaeton Calle 13, que levou todos os cinco Grammy Latinos aos quais concorria, entre eles o de Álbum do Ano (por Los de Atrás Vienen Comigo). A Personalidade do Ano foi o veterano cantor e compositor mexicano Juan Gabriel (o prêmio é concedido pelo mérito artístico e também pelo ativismo em favor de causas sociais). A cantora Beth Carvalho recebeu um prêmio especial por sua contribuição ao desenvolvimento da música popular (entregue na véspera em um jantar de gala, juntamente com o de Juan Gabriel). Daniela Mercury fechou a festa com um pot pourri de seus sucessos.

LORENA CALÁBRIA A cerimônia de entrega do 10o Grammy Latino foi transmitida nos Estados Unidos pela cadeia latina Univisión, que deu um show de tecnologia. No Brasil, a transmissão ficou a cargo da Rede Bandeirantes, com apresentação correta da jornalista Lorena Calábria (foto) e comentários do produtor Guto Graça Mello. Além disso estiveram nos estúdios da emissora em São Paulo participando da transmissão Sérgio Reis, Jorge Vercillo, Caju & Castanha, e integrantes dos grupos Exaltasamba, NX Zero e Inimigos da HP.

Nenhum comentário: