domingo, 11 de novembro de 2007

PERFIL DE UM MUNDO NOVO


YUSUF ISLAM
Yusuf's Café Session
Universal


Quando o inglês Cat Stevens abandonou a carreira no auge do sucesso em 1979 e se tornou muçulmano, adotando o nome de Yusuf Islam, poucos acreditavam que ele retornasse à vida artística. Nos primeiros tempos chegou a gravar discos com discursos e textos do Alcorão e fez declarações polêmicas, entre elas a de que era a favor da prisão e execução do escritor Salman Rushdie, autor do lvro Versos Satânicos, que ia contra os princípios do islamismo.

Mas Stevens, ou melhor, Islam, surpreendeu o mundo ao anunciar, no final de 2005, a retomada da trajetória musical. Lançou no ano passado um disco fenomenal, An Other Cup, onde mostrava estar em forma. Canções contundentes nas mensagens e ternas melodicamente mostravam o músico Cat Stevens e o poeta Yusuf Islam, num mix dos mais interessantes. O sucesso foi imediato.


Este DVD traz a primeira apresentação de Yusuf na Inglaterra em 28 anos. Diante de uma platéia entusiasmada, o música mostra canções do novo CD, entre elas Maybe There's a World, I Think I See The Light e uma versão de Don't Let Me Be Misunderstood, dos Animals, que com pequenas alterações na letra soa como verdadeira oração, um pedido para que sua nova face musical seja compreendida.

Há, também, o interessante documentário A Few Good Songs, produzido pela BBC em 2006, em que Yusuf fala da vida e carreira antes e depois da conversão, em depoimentos e entrevistas intercalados com imagens de arquivos. O DVD inclui, ainda, clipes de canções de An Other Cup. Cat Stevens - ou Yusuf Islam, a gosto do freguês - está de volta, com a mesma qualidade dos anos 70.

Site oficial: www.yusufislam.org.uk

Duração total: 129 minutos
Extras: documentário, clipes
Legendas: português, inglês, espanhol, francês, alemão
Áudio: DTS, LPCM Stereo
Região 0 (roda em qualquer aparelho)

Nenhum comentário: