sexta-feira, 16 de novembro de 2007

PSICODELIA EM ESTADO PURO


JEFFERSON AIRPLANE, THE GRATEFUL DEAD & SANTANA
A Night At The Family Dog
Eagle Vision/ST2


A cena cultural de São Francisco, na Califórnia, estava em ebulição no final dos anos 60. Eram os tempos do Verão do Amor, espécie de movimento surgido em 1968 e que pregava o binômio 'paz & amor' à base da música, literatura, artes plásticas, sexo livre e drogas. A trilha sonora ia de Mamas & Papas a Lovin' Spoonful, passando por cultores de sons mais pesados.

I renomado crítico de jazz e produtor de TV Ralph J. Gleason, interessado pela diversidade sonora da cidade, produziu uma série de documentários com performances de nomes de peso, que foram exibidas na National Educational Television Network, uma das primeiras redes públicas da América. A Night At The Family Dog, de 1970, é um deles e traz os grupos Jefferson Airplane, The Grateful Dead e Santana em gravações ao vivo na Family Dog, famosa casa de shows de São Francisco.


O show abre com a banda do guitarrista Carlos Santana (foto), então em vias de lançar seu segundo disco. A mescla de sons afro, batidas latinas e rock'n'roll está presente em Incident At Neshabur e no clássico Soul Sacrifice. A seguir vem o Grateful Dead, de Jerry Garcia, com seu blues rock de qualidade em Hard To Handle, China Cat Sunflower e I Know You Rider. O Jefferson Airplane, da carismática cantora Grace Slick, mostra rudimentos do que viria a ser o hard rock em The Ballad Of You And Me And Pooneil e Eskimo Blue Day. Encerrando a noite, uma jam session de quinze minutos com todos os músicos. Registro importante de uma das fases mais criativas da história do rock.

Duração total: 60 minutos
Áudio: Dolby Digital 5.1, Dolby Digital 2.0
Região 0 (roda em qualquer aparelho)

Nenhum comentário: