quarta-feira, 28 de novembro de 2007

INVENTÁRIO MUSICAL


NENHUM DE NÓS
Nenhum de Nós a Céu Aberto
Orbeat


A banda gaúcha Nenhum de Nós comemora vinte anos de carreira com o lançamento de Nenhum de Nós a Céu Aberto, 12o disco e 2o DVD. Gravados ao vivos no Parque Harmonia, em Porto Alegre, em março último, mostram o quinteto formado por Thedy Corrêa (baixo, voz), Sady Homrich (bateria), Carlos Stein (guitarra), Veco Marques (guitarra, violão) e João Vicenti (teclados, acordeon, vocais) em empolgantes releituras de alguns dos seus maiores sucessos.

O repertório traz, entre outras, Camila, Camila, Astronauta de Mármore (versão de Starman, de David Bowie), Eu Vou Estar, Sobre o Tempo, Extraño e Vou Deixar Que Você Se Vá. Em todas, a participação do público é intensa, mostrando que a banda mantém seguidores fiéis e desperta interesse na chamada 'nova geração'.


O DVD tem entre os extras o clipe de Santa Felicidade (canção inédita, com imagens diurnas e noturnas do show do Parque Harmonia) e o registro de uma recente passagem do Nenhum de Nós pelo Uruguai ao som de Raquel, de Jorge Drexler, que o quinteto gravou no álbum Pequeno Universo, de 2005. O CD e o DVD têm distribuição da Universal Music.

Site oficial: www.nenhumdenos.com.br

Duração total: 105 minutos
Extras: making of, clipe, imagens de uma visita da banda a Montevidéu
Legendas: português, inglês, espanhol
Áudio: Dolby Digital 5.1, Dolby Digital 2.0
Região 0 (roda em qualquer aparelho)

terça-feira, 27 de novembro de 2007

MÚSICA UNIVERSAL


EDSON NATALE
Calvo, Com Sobrepeso
Independente


Produtor cultural, compositor e violonista, Edson Natale estava afastado do disco há doze anos. Volta agora com Calvo, Com Sobrepeso, produção independente que pode ser definida como uma viagem étnica e emocional pela alma humana. Lançando mão de linguagens diversas, tanto do ponto de vista de estética musical quanto de citações de outros idiomas nas canções, Natale faz a verdadeira world music, rótulo este desprovido de qualquer ranço. Seu som é de cidadão do mundo.

O repertório vai de canções com características folclóricas a melodias com versos nitidamente urbanos. O músico busca a essência do que vale a pena, em meio ao mundo cada vez mais mecanizado e desprovido de poesia. Amor, desilusão, lirismo, brejeirice, conflitos internos e arrependimento são alguns dos temas abordados por Edson Natale, que assina, só ou com parceiros, dez das quatorze faixas. Entre estas, Velhas Almas (com Toninho Mattos), A Telha, Não Me Incommodity (com Maurício Pereira), Felicidade e Agora e na Hora de Nossa Morte.


O CD tem participações especiais de Renato Braz (voz), Simone Soul (percussão), Jards Macalé (voz, violão), Toninho Ferragutti (acordeon), Paulo Freire (vola), Paulo Brandão (baixo), Swami Jr. (violão 7 cordas), Daniel Szafran (piano), Tudo Marcondes (violões, banjo), Tiquinho (trombone) e até do jornalista (e bandolinista dos bons) Luís Nassif (como declamador em Não Me Incommodity). Trabalho inteligente e de qualidade.

Como adquirir o CD: www.edsonnatale.com.br e www.livrariadavila.com.br

domingo, 25 de novembro de 2007

VALÉRIA OLIVEIRA MOSTRA SUAS CANÇÕES AO PÚBLICO PAULISTA


Nos dias 27 e 28 de novembro, terça e quarta-feira próximas, a cantora e compositora potiguar Valéria Oliveira estará no Teatro Crowne Plaza, em São Paulo, apresentando o show de lançamento de seu sexto CD, Leve Só As Pedras, produção independente assinada por ela e pelo japonês Kazuo Yoshida.

Valéria é popularíssima no Japão e em vários países da Europa. Depois de trabalhar com engenharia civil, enveredou pela música e passou a dedicar-se a ela em tempo integral a partir de 2002. Neste novo trabalho, que estará à venda no local dos shows, interpreta canções próprias e traz releituras de A Tua Presença Morena (Caetano Veloso) e O Último Pôr-do-Sol (Lenine/Lula Queiroga).


Entre as criações de Valéria Oliveira presentes no CD estão Anúncio de Antiquário (melodia de Valéria sobre poema de Iracema Macedo), Dores Pequenas (dela e Luiz Gadelha), O Sonho Pede Socorro (também da dupla) e Tábua de Salvação. Nos espetáculos, Valéria trará canções de seus seis discos. Na quarta-feira, diz 28, a cantora e compositora estará no Vitrola, programa que produzo, dirijo e apresento na allTV.

Site oficial: www.valeriaoliveira.mus.br

SERVIÇO:
VALÉRIA OLIVEIRA - show de lançamento do CD Leve Só As Pedras
Terça e quarta-feira, 27 e 28 de novembro, às 21 horas
Teztro Crowne Plaza (no hotel Crowne Plaza) - Rua Frei Caneca, 1360 - Bela Vista, São Paulo
Ingressos a R$ 20,00
Informações: 3289 0985

VALÉRIA OLIVEIRA no VITROLA:
Quarta-feira, 28 de novembro, das 16 às 17 horas, ao vivo
Produção e Apresentação: Toninho Spessoto
www.alltv.com.br

SONS, SABORES E MEMÓRIAS DE UM RIO


TAVINHO MOURA
Maria do Matué: Uma Estória do Rio São Francisco
Independente


Compositor, cantor, violonista, violeiro, pesquisador e produtor, o mineiro Tavinho Moura faz parte da geração maravilhosa do Clube da Esquina, que engendrou uma das mais profundas e emocionantes revoluções da história musical brasileira. Como compositor, criou canções do quilate de Noites do Sertão, Paixão e Fé, Natural, Viagem das Mãos, Gente Que Vem de Lisboa e Cruzada. E recolheu e adaptou temas folclóricos mineiros como Calix Bento e Peixinhos do Mar.

Tavinho lança, em produção independente, o livro-CD Maria do Matué: Uma Estória do Rio São Francisco, com narrativas fictícias e lendas sobre fatos e personagens que habitam as margens do Rio São Francisco, o Velho Chico, o 'Rio da Integração Nacional'. Uma certa Maria do Matué conta doces e envolventes histórias de festeiros das marujadas, jagunços, canoeiros e até mesmo de animais, seres mitológicos e reais.


O livro tem belíssimas ilustrações de Jorge dos Anjos. Vem acompanhado de um CD com canções inéditas de Tavinho Moura, interpretadas por ele e por Poliana Cruz, cantora de voz extraordinária. Entre elas, Procissão dos Barcos, Chico Caminhador, Barqueiro, O Sono do Rio, Lagoa Branca e Igreja da Barra. Algumas trazem como parceiros Fernando Brant, Ronaldo Bastos e Túlio Mourão. As letras estão na parte final do livro. Beleza e simplicidade enternecedoras.

Como adquirir o livro: www.casadelivros.com.br

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

CANÇÕES, POEMAS E O UNIVERSO CIBERNÉTICO


LUHLI & FELIPE CERQUIZE
Convers@Rimada
Litteris Editora


Um forum de discussão pela internet serve para trocar idéias. Mas quando o assunto é música, essas idéias se transformam em sonhos, loucuras, devaneios, discordâncias, diálogos poéticos. É nessa categoria que se encaixa a Convers@Rimada, obra que reúne poemas escritos pela cantora, compositora e artesã Luhli e pelo poeta, compositor e engenheiro químico Felipe Cerquize.

A gênese do livro foi a M-Música, maior e mais organizada tribuna de discussão cibernética musical, abençoadamente criada pela produtora cultural carioca Nana Soutinho há pouco mais de seis anos. Lá encontraram-se cantores, poetas, instrumentistas, jornalistas, curiosos, amantes da música. Entre eles, Luhli e Felipe Cerquize. A empatia foi imediata, nascendo uma grande amizade regada a versos e melodias.


Convers@Rimada vem dividido em blocos temáticos, com os poemas dos autores intercalados. Forma-se uma verdadeira rota de diálogo emocional de enorme riqueza, em temas que vão do amor à análise do cotidiano, sempre com expressões palatáveis e idéias claras, que invariavelmente arrastam o leitor a um universo poético dos mais saudáveis. Vários desses poemas já foram transformados em canções, o que abre outras perspectivas para o trabalho. Entre eles, Gota de Areia (Cerquize/Eduardo Franco), Chora Que Eu Rio (Luhli/Lucina), Todos Os Abraços (Cerquize/Iso Fischer), O Abraço (Luhli/Lucina) e Falácia (Luhli/Felipe Cerquize). Dcemente arrebatador.

Como adquirir o livro: www.litteris.com.br

VIAGENS SONORAS SURPREENDENTES


CHICK COREA & BÉLA FLECK
The Enchantment
Concord/Universal


The Enchantment, reunindo o pianista Chick Corea e o banjoísta Béla Fleck, ambos norte-americanos, ganhou o Grammy Latino de 2007 como Melhor Álbum Instrumental. É o primeiro que fazem juntos, embora um já tenha participado de trabalhos solo do outro. Corea tem quinze Grammy Americanos e um Latino, ao passo que Fleck está com nove Americanos e um Latino.


Dos onze temas, seis são de Fleck (à direita na foto) e quatro de Corea. A exceção é Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, numa versão bastante interessante. Os demais variam do jazz ao bluegrass, passando por levadas latinas. Corea é mestre do improviso, ao passo que Fleck tem a habilidade de extrair sons diversos do banjo, ora soando como bandolim, ora como violão country. Entre as melodias, Señorita, Mountain, Waltse For Abby e The Enchantment. Merece ser apreciado.

Sites oficiais: www.chickcorea.com e www.belafleck.com

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

A ALMA DO SUPERTRAMP


ROGER HODGSON
Take The Long Way Home: Live In Montreal
Eagle Vision/ST2 Video


Uma das mais cultuadas bandas de pop/rock da Inglaterra, o Supertramp foi fundado em 1969 e teve entre seus criadores o cantor e compositor Roger Hodgson. Hitmaker nato, Hodgson esteve à frente do grupo por treze anos e escreveu em parceria com Rick Davies, o outro fundador, seus maiores êxitos. Sem ele, o Supertramp só teve mais um disco de sucesso (Brother Where You Bound, de 1985).

Roger Hodgson partiu para a carreira solo e fez sucesso de cara com seu primeiro álbum, In The Eye Of The Storm, de 1984, puxado pela balada In Jeopardy. Hoje grava pouco, embora faça muitos shows pela Europa, Canadá e Estados Unidos. Este DVD traz uma apresentação de 2006 em Montreal.


Acompanhando-se ao piano e violão de doze cordas (e em algumas canções tendo a participação do saxofonista Aaron MacDonald), Roger interpreta composições dos discos solo, mas o filé é mesmo o repertório do Supertramp. Estão ali, em versões irrepreensíveis, clássicos como Take The Long Way Home, Give a Little Bit, The Logical Song, Dreamer, Breakfast In America e It's Raining Again. Roger Hodgson está com a voz em plena forma e segue os arranjos de piano e violão originais dos discos do grupo. Grandes canções em performances fantásticas.

Site oficial: www.rogerhodgson.com

Duração total: 140 minutos
Extras: canções com acompanhamento de orquestra, entrevista, cenas de bastidores e passagem de som, galeria de fotos
Legendas: português, inglês, espanhol
Áudio: DTS, Dolby Digital 5.1, Dolby Digital 2.0
Região 0 (roda em qualquer aparelho)

UMA BANDA INSUPERÁVEL


QUEEN
Rock Montreal & Live Aid
Eagle Vision/ST2 Video


A primeira metade da década de 80 marcou a maturidade dos grandes concertos de rock, graças a eventos como o Rock in Rio, em janeiro de 1985, e o Live Aid, em 13 de julho do mesmo ano, este realizado simultaneamente em Londres e na Filadélfia (Estados Unidos) para arrecadar fundos destinados a companhas de combate à Aids. A partir dali, a data ficou estabelecida como o Dia Mundial do Rock. Em ambos o Queen teve participação importantíssima.

Este DVD duplo traz dois grandes momentos de Freddie Mercury, John Deacon, Brian May e Roger Taylor. O primeiro disco vem com um concerto histórico realizado no Forum de Montreal, Canadá, em novembro de 1981 (mesmo ano em que o Queen esteve no Brasil pela primeira vez, em duas performances inesquecíveis no estádio do Morumbi, em São Paulo). No repertório, clássicos como Bohemian Rhapsody, We Will Rock You, Another One Bites The Dust, Under Pressure, Somebody To Love, Hammer To Fall, Crazy Little Thing Called Love e We Are The Champions. Entre os extras, comentários em áudio de Brian May e Roger Taylor, gravados em 2007. O áudio deste show está saindo em CD duplo pela Parlophone/EMI


O segundo DVD tem um dos momentos mais emocionantes da trajetória do Queen: a apresentação no Live Aid, gravada no estádio de Wembley, em Londres. Diante de uma multidão entusiasmada e reverente, Freddie Mercury e seus companheiros trazem versões arrebatadoras de Bohemian Rhapsody, Radio Ga Ga, Hammer To Fall, Crazy Litle Thing Called Love, We Will Rock You e We Are The Champions, além de Is This The World We Created, interpretada por Freddie e Brian May horas depois também em Wembley. Nos extras, cenas raríssimas dos ensaios para a apresentação e uma matéria especial sobre o Queen para o programa de TV PM Magazine, de 1982. Uma das melhores bandas de todos os tempos no seu auge. Obrigatório.

Site oficial: www.queenonline.com

Duração total: 135 minutos
Extras: comentários em áudio de Brian May e Roger Taylor (DVD 1), cenas de ensaios e matéria especial no programa de TV PM Magazine
Legendas: inglês, francês, espanhol
Áudio: DTS, Dolby Digital 2.0, LPCM Stereo
Região 0 (roda em qualquer aparelho)

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

A CLASSE DE PERY RIBEIRO NO TOM JAZZ, EM SÃO PAULO


O cantor Pery Ribeiro é o penúltimo convidado da série Agenda Bossa Nova, ciclo de shows de lançamento da edição 2008 do livro-agenda Anotações Com Arte, criação do empresário e produtor artístico Fred Rossi, que homenageia os 50 anos da Bossa Nova. Os shows acontecem no Tom Jazz, em São Paulo, nos dias 23 e 24 de novembro, sexta e sábado próximos.

Pery mostrará, com sua voz extraordinária, clássicos da Bossa Nova como Garota de Ipanema (Tom Jobim/Vinícius de Moraes) - é dele a primeira gravação vocal da canção -, Você (Roberto Menescal/Ronaldo Bôscoli), O Barquinho (Menescal/Bôscoli) e temas do seu álbum mais recente, S'Wonderful (lançado pela Albatroz, com sucessos do cinema vertidos para a levada bossanovista), como Manhã de Carnaval (Luiz Bonfá/Antonio Maria) e S'Wonderful (George & Ira Gershwin). Pery Ribeiro será acompanhado por Fernando Corona (piano), Person Tupinambá (baixo) e Márcio Mazza (bateria).

SERVIÇO:
PERY RIBEIRO - shows do projeto Agenda Bossa Nova
Sexta e sábado, 23 e 24 de novembro, às 22 horas
Tom Jazz - Avenida Angélica, 2331 - Higienópolis, São Paulo
Couvert artístico a R$ 50,00
Informações: (11) 3255 3635 - www.tomjazz.com.br

NO PALCO DO CROWNE PLAZA, AS FUSÕES SONORAS DE NATÁLIA MALLO


A cantora e compositora argentina Natália Mallo estará no Teatro Crowne Plaza (São Paulo) nas duas próximas sextas-feiras, 23 e 30 de novembro, apresentando o show de lançamento do seu primeiro CD solo, Qualquer Lugar. Desde que chegou ao Brasil, há pouco mais de dez anos, Natália vem fazendo versões experimentais do CD, que finalmente chega à sua forma final. A artista assina a produção - é um CD independente - ao lado de Maria Portugal. Ambas são integrantes do grupo Trash Pour 4, especializado em releituras inusitadas de sucessos pop.

Em Qualquer Lugar, Natália Mallo aposta na fusão de elementos de música erudita com baladas e temas pop. Entre as canções que estarão no show, composições da cantora e compositora como Cabeça de Vento, Dia Incerto e Décadas, e parcerias com Alice Ruiz (Você Já Era), Suely Mesquita (Qualquer Lugar), Mathílda Kovak (Banheira) e uma composição de Suely Mesquita, Inocência. Natália (violão de 12 cordas, guitarra, violão nylon) será acompanhada por Cíntia Zanco (violino), Bruno Serroni (cello) e Mariá Portugal (bateria, percussão). O CD estará à venda no local do show.

Clique aqui e conheça o som de Natália Mallo

SERVIÇO:
NATÁLIA MALLO - shows de lançamento do CD Qualquer Lugar
Sextas-feiras, 23 e 30 de novembro, às 21 horas
Teatro Crowne Plaza (no hotel Crowne Plaza) - Rua Frei Caneca, 1360 - Bela Vista, São Paulo
Ingressos a R$ 20,00
Informações: (11) 3289 0985

O REI DA ALEGRIA E DA SIMPATIA VOLTA À CAPITAL PAULISTA


Jorge Ben Jor traz sua simpatia, alegria e balanço inconfundíveis a São Paulo. Nos próximos dias 23 e 24, sexta e sábado, o artista estará no Citibank Nall. O repertório dos shows terá por base seu disco mais recente, Recuerdos de Assunción 443, além de clássicos. Jorge (vocais e guitarras) será acompanhado pela Banda do Zé Pretinho, formada por Lory (piano), JJ (baixo), Jean (sax), Eduardo (bateria) e Nenê (percussão).

Entre as canções do novo CD - na verdade, uma compilação de gravações inéditas que ficaram de fora dos discos que Ben Jor lançou pela Som Livre nos anos 80 - serão mostradas Zenon, Zenon, Duas Mulheres, Saint Lebowitz e dois temas gravados originalmente pelo saudoso Branca Di Neve (Falsa Magra) e por Leci Brandão (Heavy Samba, também conhecido como Um Poeta Amigo Meu). Entre os clássicos, Jorge Ben Jor trará Taj Mahal, País Tropical, Fio Maravilha e A Banda do Zé Pretinho.

Site oficial: www.jorgeben.com.br

SERVIÇO:
JORGE BEN JOR - shows do CD Recuerdos de Assunción 443
Sexta e sábado, 23 e 24 de novembro, às 22h30
Citibank Hall - Av. dos Jamaris, 213 - Moema, São Paulo
Ingressos de R$60,00 a R$ 120,00
Informações: (11) 6846 6040 - www.citibankhall.com.br

ANA CAROLINA GRAVA NOVO DVD AO VIVO EM SÃO PAULO


A cantora e compositora mineira Ana Carolina grava nesta sexta, sábado e domingo, 23, 24 e 25 de novembro, no Credicard Hall (São Paulo) seu terceiro DVD, Dois Quartos, que tem por base o repertório do CD duplo homônimo, lançado pela Sony BMG. O repertório terá vinte canções. Do novo disco estão previstas Nada Te Faltará, Rosas (de Antonio Villeroy, que concorreu ao Grammy Latino de Melhor Canção em Língua Portuguesa), Tolerância, Ruas de Outono, Fever, Eu Sou Melhor Que Você e a polêmica Eu Comi a Madonna.

Entre os sucessos de discos anteriores da artista serão apresentados Encostar Na Tua e Pra Rua Me Levar. Ana Carolina dará também suas versões para canções dela que foram sucesso com outras intérpretes: Cabide, gravada por Mart'nália, e Eu Sei Que Não Sei Quase Nada Do Mar, registrada por Maria Bethânia. A cantora e compositora mineira trará, ainda, uma nova leitura de É Isso Aí, gravada por ela e Seu Jorge no CD e DVD que fizeram juntos, e que é uma versão para The Blower's Daughter, de Damien Rice.

Ana estará nos vocais, violão, guitarra, pandeiro e, pela primeira vez, ao piano. Será acompanhada por um timaço de músicos: Sacha Amback (teclados), Vinny Rosa (guitarra), Bruno Migliari (baixo), Iura Ranevsky (violoncello), Jurema e Jussara (vocais), Leonardo Reis e Siri (percussão) e Jorginho Gomes (bateria). A direção do show (e do DVD) Dois Quartos será de Monique Gardemberg, com iluminação de Maneco Quinderé e cenários de Gringo Cardia (que também concorreu ao Grammy Latino de Melhor Trabalho Gráfico pela caixa de DVDs Biograffiti, de Rita Lee.

Site oficial: www.anacarolina.uol.com.br

SERVIÇO:
ANA CAROLINA - gravação do DVD Dois Quartos
Sexta e sábado, 23, 24 (às 22 horas) e 25 (20h30) no Credicard Hall
Av. das Naçoes Unidas, 17.955 - Santo Amaro, São Paulo
Ingressos de R$ 50,00 a R$ 140,00
Informações: (11) 6846 6010 - www.credicardhall.com.br

terça-feira, 20 de novembro de 2007

PELA RENOVAÇÃO DO SAMBA


CASUARINA
Certidão
Biscoito Fino


O quinteto Casuarina - Daniel Montes (violão 7 cordas), Gabriel Azevedo (percussão, voz), João Cavalcanti (percussão, voz), João Fernando (bandolim, voz), Rafael Freire (cavaquinho, voz) - está entre os principais responsáveis pela renovação do samba carioca, através da revitalização musical do bairro da Lapa, tradicional reduto boêmio. Lança seu segundo CD, Certidão.


O álbum traz treze sambas inéditos, sendo dez escritos por componentes do Casuarina. Os temas vão do romantismo à observação de fatos do cotidiano. O grupo bebeu em fontes caudalosas como Noel Rosa, Wilson Batista, Chico Buarque, Paulinho da Viola, Délcio Carvalho, Dona Ivone Lara e tantos outros craques. Entre as faixas, Certidão, Dilemas do Universo, Me Dá Um Dó, Onda de Poeta e É, João, homenagem ao inesquecível João Nogueira. Vale a audição.

INTENSO, PROFUNDO E BONITO


RUBI
Paisagem Humana
Eldorado


Cantor e ator goiano, Rubi tem registro vocal extraordinário, que vai do barítono ao contralto. Seus espetáculos são impregnados de elementos de dança e teatro, e os discos revelam um intérprete se sensibilidade única e elevados padrões de dramaticidade, porém sem excessos. Rubi literalmente sente na pele as canções e passa essa sensação para quem o vê e/ou ouve. Paisagem Humana é seu terceiro disco. Produzido por Ricardo Mosca, traz canções que vão do lirismo à contundente realidade das grandes cidades, principalmente São Paulo.


Impossível não se emocionar com a interpretação de Rubi para temas como Inverno (José Miguel Wisnik), Tudo de Novo (Roseli Martins), A Ilusão da Casa (Vitor Ramil), De Onde Vem a Calma (Marcelo Camelo) e Ai (Kléber Alboquerque). O cantor traz também leituras inusitadas para o samba Você Me Chamou de Nego (Gasolina) e para o samba-canção abolerado Fica Comigo Esta Noite (Adelino Moreira/Nelson Gonçalves), transformado num cha cha cha. O repertório inclui Parede-Meia, de Kléber Albuquerque, clássico nos shows de Rubi e que finalmente é gravado por ele. Um dos melhores discos dos últimos anos.

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

KLEITON & KLEDIR REVIVEM SUCESSOS EM SHOWS NO RIO


Nesta terça e quarta-feiras, 20 e 21 de novembro, os gaúchos Kleiton & Kledir apresentam no Sesc Ginástico (RJ) o show Kleiton & Kledir Ao Vivo, baseado no DVD e CD homônimos lançados em 2006 pela Orbeat/Som Livre, no qual recriam seus principais sucessos e mostram canções inéditas.

No repertório, clássicos como Deu Pra Ti, Fonte da Saudade, Paixão, Canção da Meia-Noite (do repertório dos Almôndegas, grupo do qual os irmãos fizeram parte), Vira Virou, Tô Que Tô e Noite de São João. Entre as inéditas, Capaz e Bry.

Site oficial: www.kleitonekledir.com.br

SERVIÇO:
KLEITON & KLEDIR - show do DVD/CD Ao Vivo
Terça e quarta, 20 e 21 de novembro, às 19 horas
Teatro Sesc Ginástico - Rua Graça Aranha, 187 - Centro, Rio de Janeiro
Ingressos de R$ 10,00 a R$ 40,00 (quem levar uma lata de leite em pó paga somente R$ 20,00(
Informações: (21) 2279 4027

CAMINHOS CRUZADOS


ROBERT PLANT & ALISON KRAUSS
Raising Sand
Rounder/Decca/Universal


Unir cantores de origens tão distintas como Robert Plant e Alison Krauss poderia ser uma tarefa arriscada, mas acaba por se constituir num dos grandes acertos musicais de que se tem notícia. A voz do Led Zeppelin e a intérprete que trabalha com o grupo Union Station vieram, respectivamente, do blues/rock e do country e estão juntos num repertório de pérolas pouco conhecidas, sob a batuta de T-Bone Burnett, um dos maiores produtores de todos os tempos.

Burnett e os cantores selecionaram canções de craques como Mel Tillis, Tom Waits, Doc Watson, Gene Clark, Tones Van Zandt e os irmãos Don e Phil Everly, os maravilhosos Everly Brothers. Alison e Plant mostram casamento vocal perfeito e são escudados por arranjos bem elaborados que fogem do padrão country, com algumas guitarras pesadas colocadas estrategicamente. Mesmo o violino de Krauss e algumas steel guitars são utilizados de modo diferenciado, fugindo do óbvio. Soa como se o country adquirisse ora ares de hard rock, ora sabores de bluegrass. Entre as canções, Rich Woman, Killing The Blues, Please Read The Letter (de Jimmy Page, gravada por ele e Plant no álbum Walk Into Clarksdale, de 1998) e Stick With Me Baby. Simplesmente fantástico!

Sites oficiais: www.robertplant.com e www.alisonkrauss.com

domingo, 18 de novembro de 2007

RAINHA RECONSTRUÍDA


CRIKKA AMORIM
PiRataria: Rita Lee Por Crikka Amorim
Saladesom


A cantora carioca Crikka Amorim se propõe em seu segundo disco a uma tarefa arriscada: recriar canções de Rita Lee. Com a assessoria precisa do competente jornalista Beto Feitosa, responsável pela seleção de repertório, Crikka acerta na mosca ao trazer em PiRataria não só standards da Rainha do Rock Brasileiro, mas também os chamados 'lados B'.

Outro ponto positivo fica por conta da roupagem dada às canções, que pouco ou nada lembram os originais. Crikka imprime sua fisionomia musical a uma seleção saborosa que inclui Bem-Me-Quer, transformada num delicioso blues, Mamãe Natureza, Menino Bonito, Desculpe o Auê (com arranjo a la Roberto Carlos na fase Detalhes), Papai Me Empresta o Carro, (rock vertido para um quase-afoxé), Chega Mais, Esse Tal de Roque Enrow e temas pouco conhecidos como O Futuro Me Absolve, Pirataria, De Pés No Chão e Modinha. O CD, distribuído pela Brazilmúsica!, tem faixa interativa com o making of. Crikka Amorim recicla e renova Rita Lee. Belo trabalho.

Site oficial: www.crikkaamorim.com.br

NA TRADIÇÃO DO CONGADO MINEIRO


SÉRGIO SANTOS
Iô Sô
Biscoito Fino


Em seu novo trabalho, o cantor e compositor mineiro Sérgio Santos propõe um mergulho nas tradições do congado, uma das mais legítimas manifestações culturais de origem africana no Brasil, a partir da influência que o gênero exerceu sobre a música de seu Estado. Sob o ponto de vista de pesquisa antropológica e musical, Sérgio volta a exercer o trabalho iniciado no fenomenal Áfrico, de 2002, considerado obra de referência pela crítica.


O congado povoou a infância de Sérgio Santos. Ao reencontrar essas raízes, o músico mostra reverência e emoção. Autor de todas as faixas, algumas em parceria com o poeta Paulo César Pinheiro, reproduz com perfeição os folguedos nos quais o congado é apresentado, e que ainda hoje são realizados principalmente no interior de Minas Gerais. A construção melódica e harmônica do congado lembra lamentos de escravos. As melodias são pontuadas por violões precisos, e os versos vêm impregnados de religiosodade e cenas cotidianas do homem simples. Entre eles, Marimba, Guia, Carreiro de São Thiago, Toada Cabocla e Congadeiro, os três últimos com letra de Paulo César Pinheiro. Dori Caymmi participa com sua voz majestosa na faixa de abertura, que funciona como uma vinheta. Beleza singela em mais uma obra emocionante de Sérgio Santos.

Site oficial: www.sergiosantos.mus.br

COM O CORAÇÃO NA BOCA


JANA FIGARELLA
Lá Vem Janaína
Independente


Jana Figarella nasceu em Manaus, viveu no Recife, radicou-se em Belém e agora está em São Paulo. Andarilha da poesia, mostra para o público do Sul algo que o Norte e o Nordeste já sabem: música é a sua vida. Estamos diante de uma artista madura, que não tem pudores em expor suas mazelas, em abrir o coração através das canções. Lá Vem Janaína, seu primeiro CD, é um trabalho pautado por simplicidade e transparência.

Autora habilidosa, Jana vai da balada ao samba com igual desenvoltura. Seu cantar é simples e bonito, condiz com o perfil das canções. Urucubaca, com suíngue irresistível, é um tratado contra o mau olhado. Se Houver Um Amor Maior é uma das mais belas e ternas canções de amor dos últimos tempos. Com letra emocionada, interpretação tocante e arranjo com belos contrapontos de violões e violinos, tem tudo para se tornar sucesso radiofônico.


O axé Fuá (Jana Figarella/
Rafael Costa), de forte conteúdo ideológico, fala da defesa das origens étnicas. Diz Aí (Jana Figarella/Li de Oliveira), funk com letra bem construída, e o afoxé Lá Vem Janaína (Jana Figarella/Joan/
Isabela Moraes) têm um quê de autobiográfico. Jana Figarella dá a cara a tapa sem medo de se machucar. E faz música da boa.

Como adquirir o CD: www.myspace.com/janainafigarella

INSTIGANTE CRIATIVIDADE


SONEKKA
Agridoce
Independente


Imagine a situação: um jornalista especializado em informática lançando um CD. Certamente você poderá pensar algo do tipo 'ih, qual é a desse sujeito?'. Pois é, mas o sujeito em questão, Osmar Lazzarini, mais conhecido como Sonekka, é do ramo. Faz parte do Clube Caiubi, confraria de músicos e poetas sediada em São Paulo e que tem Zé Rodrix como curador. Sonekka lança seu segundo CD, Agridoce, produção independente. Melodista criativo e letrista instigado, vai do lirismo à ironia declarada, daí o título do trabalho. É autor de onze das doze canções do repertório. A exceção é Balada Perdida, de Élio Camalle.

Agridoce, que abre o CD, é uma espécie de auto-biografia musical (parceria com ZÉ Edu Camargo). Como Diria Agenor (com Vlado Lima) é uma ode a Cazuza (Agenor era o nome do músico). Jornal das Dez (com o jornalista pernambucano Gilvandro Filho) é um cruel retrato das mazelas urbanas. Batendo Água (Sonekka, Gilvandro Filho, Zé Edu Camargo) traça um perfil da violência urbana em Recife. Será Que Eu Tô Viajando (parceria com Marcio Policastro) mostra de modo claro a insegurança que assola a maioria dos homens nos relacionamentos amorosos (a faixa traz nos vocais o grupo 4+1, formado por Léo Nogueira, Alexandre Cueva, Álvaro Cueva e pela cantora e compositora japonesa Kana). Em Balada Perdida, participações especiais de Dino Barioni nos violões, e de Celso Viáfora, Guttemberg Guarabyra e do autor, Elio Camalle, nos vocais. Vale a pena conhecer o trabalho de Sonekka.

Como adquirir o CD: www.sonekka.com.br

sábado, 17 de novembro de 2007

MOSAICOS SONOROS


MAURO SENISE
Casa Forte: Mauro Senise Toca Edu Lobo
Biscoito Fino


Em 2006 o saxofonista e flautista Mauro Senise lançou Casa Forte: Mauro Senise Toca Edu Lobo, considerado pela crítica um dos melhores discos instrumentais do ano. Este DVD, gravado ao vivo na Sala Cecília Meirelles (RJ) em novembro do ano passado pelo Canal Brasil e Biscoito Fino, traz o mesmo repertório do CD, com treze grandes canções de Edu Lobo em arranjos do pianista e maestro Gilson Peranzzetta.

Senise é acompanhado por Paulo Russo (contrabaixo) e Ivan 'Mamão' Conti (bateria), com os quais trabalha costumeiramente. No show há, ainda, as presenças de Gilson Peranzzetta (piano), Jota Moraes (vibrafone), Iramar Assiere (piano), Márcio Mallard (violoncelo) e da Orquestra dos Sonhos. O próprio Edu Lobo comparece com voz e violão em Canção do Amanhezer, parceria com Vinícius de Moraes.


Estão no repertório, além da Canção do Amanhecer, Arpoador (Edu Lobo), Nêgo Maluco (Edu e Chico Buarque), Ponteio (Edu e Capinam), Canto Triste (dele e Vinícius de Moraes), Vento Bravo (parceria com Paulo César Pinheiro), Casa Forte (Edu), Choro Bandido (Edu e Chico) e Beatriz (também da dupla). Os arranjos respeitam a sutileza melódica das criações do homenageado, indo do samba ao bolero, passando por blues, baladas e improvisos jazzísticos. Perícia e qualidade absolutas. Mauro Senise sabe das coisas.

Site oficial: www.maurosenise.com.br

Duração total: 115 minutos
Extras: making of, entrevista com Mauro Senise
Legendas: português, inglês, espanhol
Áudio: DTS, Dolby Digital 5.1, Dolby Digital 2.0
Região 0 (roda em qualquer aparelho)

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

PSICODELIA EM ESTADO PURO


JEFFERSON AIRPLANE, THE GRATEFUL DEAD & SANTANA
A Night At The Family Dog
Eagle Vision/ST2


A cena cultural de São Francisco, na Califórnia, estava em ebulição no final dos anos 60. Eram os tempos do Verão do Amor, espécie de movimento surgido em 1968 e que pregava o binômio 'paz & amor' à base da música, literatura, artes plásticas, sexo livre e drogas. A trilha sonora ia de Mamas & Papas a Lovin' Spoonful, passando por cultores de sons mais pesados.

I renomado crítico de jazz e produtor de TV Ralph J. Gleason, interessado pela diversidade sonora da cidade, produziu uma série de documentários com performances de nomes de peso, que foram exibidas na National Educational Television Network, uma das primeiras redes públicas da América. A Night At The Family Dog, de 1970, é um deles e traz os grupos Jefferson Airplane, The Grateful Dead e Santana em gravações ao vivo na Family Dog, famosa casa de shows de São Francisco.


O show abre com a banda do guitarrista Carlos Santana (foto), então em vias de lançar seu segundo disco. A mescla de sons afro, batidas latinas e rock'n'roll está presente em Incident At Neshabur e no clássico Soul Sacrifice. A seguir vem o Grateful Dead, de Jerry Garcia, com seu blues rock de qualidade em Hard To Handle, China Cat Sunflower e I Know You Rider. O Jefferson Airplane, da carismática cantora Grace Slick, mostra rudimentos do que viria a ser o hard rock em The Ballad Of You And Me And Pooneil e Eskimo Blue Day. Encerrando a noite, uma jam session de quinze minutos com todos os músicos. Registro importante de uma das fases mais criativas da história do rock.

Duração total: 60 minutos
Áudio: Dolby Digital 5.1, Dolby Digital 2.0
Região 0 (roda em qualquer aparelho)

O RETORNO DO FURACÃO POP


SPICE GIRLS
Greatest Hits
EMI


Para alegria dos fãs, elas estão de volta. Depois de oito anos separadas, as Spice Girls - Geri Halliwell, Emma Bunton, Melanie Brown, Victoria Beckham, Melanie Chisholm - retomam a carreira com toda a energia. Para tanto, preparam uma turnê mundial, que lhes vem conferindo recorde atrás de recorde, com os ingressos esgotando-se em segundos, e obrigando a mudanças de rota (o que, diga-se, abre possibilidade delas passarem pelo Brasil). E lançam uma coletânea com os maiores hits e duas boas faixas inéditas, Headlines (Friendship Never Ends), já estourada nas rádios de todo o planeta, e Voodoo.


Headlines (Friendship Never Ends) é uma bonita balada que fala de amizade (o complemento do título foi tirado do refrão de Wannabe, primeiro hit das Spice). Voodoo é um tema funkeado dançante, no melhor estilo do quinteto, com refrão contagiante e beat daqueles que não deixam ninguém parado. Os hits estão todos ali: Wannabe, Say You'll Be There, Mama, 2 Become 1, Viva Forever, Who Do You Think You Are, Too Much, Holler, Goodbye e Spice Up Your Life (tema do filme Spice World). A compilação sai em duas versões, uma só com o CD e outra com o CD e um DVD trazendo todos os clipes das Spice Girls. Retorno mais que bem vindo.

Site oficial: www.thespicegirls.com

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

DO SUCESSO À TRAGÉDIA


CLOSE TO YOU: RELEMBRANDO OS CARPENTERS
Documentário
CineArt


Este DVD, que retorna agora ao mercado, traz um abrangente e emocionante documentário sobre os irmãos Richard e Karen Carpenter, os Carpenters, uma das mais populares duplas da história do pop. Produzido em 1998 pela PBS, rede de televisão pública dos Estados Unidos, Close To You: Relembrando os Carpenters (Close To You: Remembering The Carpenters) mostra a história de sucesso do duo, que atuou de 1969 até a morte de Karen, em fevereiro de 1983, aos 32 anos, vítima de anorexia nervosa.

A narrativa tem por base uma emocionada e esclarecedora entrevista de Richard Carpenter, que revela fatos e detalhes sobre a vida, a carreira e o triste final dos Carpenters. Richard relata, entre outras curiosidades, como ele e a irmã gravaram o clássico We've Only Just Begun, originalmente um jingle publicitário.


Há, também, depoimentos de Burt Bacharach (autor de (They Long To Be) Close To You, maior hit dos Carpenters), Paul Williams (compositor de We've Only Just Begun), Herb Alpert (trompetista, band leader e dono da A&M Records, da qual os cantores eram contratados), do guitarrista Les Paul (criador do overdub, técnica de gravação que possibilita dobras de vozes e que foi bastante utilizada pela dupla) e da cantora inglesa Petula Clark, amiga íntima de Karen Carpenter, além de trechos de clipes e dos especiais de TV dos Carpenters. Entre os extras, comerciais feitos para emissoras de televisão japonesas e canadenses. Um dos melhores documentários sobre música pop já produzidos.

Site oficial: www.richardandkarencarpenter.com

Duração total: 100 minutos
Extras: clipe da canção Hideaway, spots para rádio, comerciais de TV, galeria de fotos
Legendas: português, inglês, espanhol
Áudio: Dolby Digital 5.1, Dolby Digital 2.0
Região 0 (roda em qualquer aparelho)

COM O MAPA DO SAMBA NAS MÃOS


BETH CARVALHO
Beth Carvalho Canta o Samba da Bahia
Andança


A carioca Beth Carvalho já gravou um disco com sambas paulistanos, tem em seus álbuns composições de origens distintas e agora lança pelo próprio selo, o Andança, com distribuição da EMI, DVD e CD com criações de autores baianos. Como de costume, mostra total empatia com o repertório. A importância de Beth Carvalho Canta o Samba da Bahia é referendada através da presença da fina flor da música baiana no trabalho, gravado ao vivo no Teatro Castro Alves, em Salvador. Estão ali, em duetos com a cantora, Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Nelson Rufino, Riachão, Margareth Menezes, Edil Pacheco, Armandinho Macedo.

O repertório tem, entre outros grandes sambas, João Valentão (Dorival Caymmi), Chiclete Com Banana (Gordurinha/Almira Castilho), Cada Mamaco No Seu Galho (Riachão), Mancada (Gilberto Gil), Ilha de Maré (Walmir Lima/Lupa), Filho da Bahia (Walter Queiroz), Desde Que o Samba é Samba (Caetano Veloso), Samba Pras Moças (Roque Ferreira/Grazielle), Verdade (Nelson Rufino/Carlinhos Santana) e O Ouro e a Madeira (Ederaldo Gentil). Belíssimo trabalho, de relevância artística e antropológica.

Site oficial: www.bethcarvalho.com.br

Duração total: 140 minutos
Extras: making of, documentário Quero Ver As Cadeira Bulir
Legendas: português, inglês, espanhol
Áudio: Dolby Digital 5.1, Dolby Digital 2.0
Região 0 (roda em qualquer aparelho)

A DAMA DA EMOÇÃO


ELZA SOARES
Beba-me: Elza Soares Ao Vivo
Biscoito Fino


A força de Elza Soares é algo extraordinário. Gravou este DVD dias depois de ter se submetido a uma seríssima intervenção cirúrgica no intestino. Mesmo sob fortes dores, a cantora não economizou energia ao apresentar, diante de uma platéia entusiasmada e reverente que lotou o teatro do Sesc Vila Mariana (SP) em março deste ano, grandes sucessos de várias fases da carreira. O show foi produzido pela Biscoito Fino em parceria com o Canal Brasil, que o apresentou em sua programação.

A voz da intérprete continua soberba. Acompanhada por uma grande banda com direção musical de Nando Duarte, Elza Soares canta clássicos como Meu Guri (Chco Buarque), Se Acaso Você Chegasse (Lupicínio Rodrigues/Felisberto Martins), Malandro (Jorge Aragão/Jotabê), Salve a Mocidade (Luiz Reis), Estatutos de Gafieira (Billy Blanco), Lata D'Água (Luiz Antonio/Jota Jr.), Teleco-Teco (Murilo Caldas/Marino Pinto), Pra Quê Discutir Com Madame? (Janet de Almeida/Haroldo Barbosa), A Carne (Marcelo Yuka/Seu Jorge/Wilson Capelete) e até o Rap da Felicidade (Julinho Rasta/Kátia). Simplesmente magnífico!

Duração total: 97 minutos
Extras: making of, Rap da Felicidade
Áudio: Dolby Digital 5.1, Dolby Digital 2.0
Região 0 (roda em qualquer aparelho)

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

TODOS OS ASSUNTOS DE ELBA


ELBA RAMALHO
Qual o Assunto Que Mais Lhe Interessa?
Ramax


Quando Elba Ramalho optou por seguir o caminho da produção independente, o mesmo pelo qual enveredaram Djavan, Maria Bethânia, Chico Buarque e tantos outros grandes nomes da MPB, acertou na mosca. Livre do jugo das grandes gravadoras, a cantora paraibana reassumiu o controle criativo pleno de seus trabalhos. Ela ativou efetivamente o selo Ramax, criado há alguns anos, e lança, com distribuição da Brazilmúsica!, seu 28o álbum, Qual o Assunto Que Mais Lhe Interessa?.

Produzido por Lula, Yuri e Tristão Queiroga, o disco vem com a mescla de sons agrestes e urbanos que marcaram os melhores trabalhos de Elba. Ao todo são dezessete grandes canções, entre xotes, forrós, baladas e um samba (o clássico As Forças da Natureza, de João Nogueira e Paulo César Pinheiro, gravado anteriormente por Clara Nunes e João Nogueira). Os temas vão da paixão à vida no sertão, passando pela religiosidade cada vez mais presente na vida da intérprete.


Entre as canções, pequenas maravilhas como Gaiola da Saudade, xaxado de Jam da Silva e Maciel Salú, o xote Severina Noite, de Lula Queirosa e Pedro Luís, o calango Rua da Passagem (Trânsito), com melodia instigante de Lenine e versos com forte peso concretista assinados por Arnaldo Antunes, a toada-canção Tempos Quase Modernos (Qual o Assunto Que Mais Lhe Interessa), de Roberto Mendes e Capinam, cruel radiografia do mundo moderno com intervenções de Roberto Frejat na guitarra, a presença de Gabriel o Pensador num contundente rap e uma das melhores interpretações da carreira de Elba Ramalho, o galope A Dança das Borboletas, de Zé Ramalho e Alceu Valença, e a toada Dois Pra Sempre, de Lula Queiroga, um dos mais claros exemplos de como falar de amor sem fazer uso de fórmulas e formas surradas. Um disco à altura da competência de Elba Ramalho.

Site oficial: www.elbaramalho.com.br

terça-feira, 13 de novembro de 2007

SINÔNIMO DE CLASSE


EUMIR DEODATO TRIO
Ao Vivo no Rio
Biscoito Fino


A importância de Eumir Deodato é inquestionável. Compositor, pianista, arranjador e produtor, marcou seu nome no Brasil por arranjos inesquecíveis como o da gravação de Nanã (Moacir Santos/Mário Telles) feita por Wilson Simonal, e pelos discos com o grupo Os Catedráticos. Foi em 1967 para os Estados Unidos e em 1973 gravou Prelude, álbum que vendeu cinco milhões de cópias e o levou ao topo do hit parade norte-americano e lhe deu o Grammy de Melhor Performance Instrumental de Pop/Rock. O disco era puxado pela versão funkeada de Also Sprach Zarathustra, de Richard Strauss, que ficara conhecida quatro anos antes como tema principal do filme 2001, Uma Odisséia no Espaço, de Stanley Kubrich. A partir daí, Deodato tornou-se produtor requisitado, tendo feito, entre outros trabalhos, os melhores álbuns da banda funk Kool & The Gang. Vive até hoje na América, vindo esporadicamente ao Brasil.

Em abril último, gravou este CD ao vivo na Sala Cecília Meirelles, Rio de Janeiro. Acompanhado por Marcelo Mariano (baixo) e Renato 'Massa' Calmon (bateria), Eumir vai com seu piano do funk ao samba, passando por jazz e canções românticas com a categoria de sempre. Entre os temas, Also Sprach Zarathustra (Richard Strauss), Rhapsody In Blue (George Gershwin), Sabiá (Tom Jobim/Chico Buarque), Carly & Carole (dele, em homenagem às cantoras e compositoras Carly Simon e Carole King), Berimbau (Baden Powell/Vinícius de Moraes), Dindi (Tom Jobim/Aloysio de Oliveira) e Samba de Uma Nota Só (de Tom e Newton Mendonça, com o arranjo criado para a trilha do filme Bossa Nova, de Bruno Barreto, produzido em 2000, do qual foi diretor musical). Um dos melhores discos instrumentais do ano. Eumir Deodato é gênio.

Site oficial: www.eumirdeodato.com

UM MESTRE EM PLENA FORMA


B.J. THOMAS
B.J. Thomas
CineArt


O texano B.J. Thomas tornou-se sucesso internacional em 1969, ao gravar Raindrops Keep Fallin' On My Head, de Burt Bacharach e Hal David, para a trilha sonora do filme Butch Cassidy & The Sundance Kid, de George Roy Hill, estrelado por Paul Newman e Robert Redford. A canção havia sido oferecida antes a Bob Dylan, que a rejeitou. Bacharach, então, lembrou-se de Thomas, contratado da Scepter, gravadora da qual o maestro fora diretor artístico. O cantor transformou-se num dos maiores astros do country/pop, com passagens também pelo gospel. Até hoje segue fazendo shows em todo o mundo - esteve no Brasil pela última vez em 2005 - e gravando regularmente, com a voz em plena forma.

Este DVD, agora reeditado, traz um especial de Natal de 2003. No repertório, canções natalinas como White Christmas, Silent Night, Have Yourself a Merry Little Christmas, Santa Claus Is Coming To Town e The Christmas Song, e clássicos como Raindrops Keep Fallin' On My Head, Hooked On a Feeling e (Hey Won't You Play) Another Somebody Done Somebody Wrong Song. Vale a pena.

Site oficial: www.bjthomas.com

Duração total: 100 minutos
Extras: entrevista com B.J. Thomas, making of, biografia, galeria de fotos
Legendas: português, inglês, espanhol
Áudio: Dolby Digital 5.1, Dolby Digital 2.0
Região 0 (roda em qualquer aparelho)

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

DNA DO SAMBA


DIOGO NOGUEIRA
Diogo Nogueira Ao Vivo
EMI


Esse negócio de filho de artista seguir a estrada dos pais é complicado. Por vezes, fica difícil livrar-se das comparações, principalmente quando se trata de cantores, vide o exemplo de Maria Rita, que só agora consegue apagar a semelhança vocal com Elis Regina. Diogo Nogueira, filho do maravilhoso e insubstituível João Nogueira, tem voz impressionantemente parecida com a do pai, mas já mostra em seu DVD e CD de estréia que possui brilho próprio. E olhe que canta alguns sambas imortalizados pelo grande Nogueira, mas com personalidade, sem qualquer resquício de semelhança interpretativa.

Gravado em julho último no Teatro João Caetano (Rio), Diogo Nogueira Ao Vivo revela um artista já maduro. Herdou de Mestre João, além do belíssimo timbre vocal, o bom gosto pela escolha de repertório. Do cancioneiro do pai abraça Minha Missão, Poder da Criação, Súplica, Batendo a Porta (todas de João Nogueira e Paulo César Pinheiro) e Nó na Madeira (Nogueira/Eugênio Monteiro). Homenageia outro saudoso sambista, Roberto Ribeiro, com Vazio (Está Faltando Uma Coisa Em Mim) (Nelson Rufino). Diogo recebe como convidados o violonista Marcel Powell (em Violão Vadio, do pai de Marcel, Baden Powell, em parceria com Paulo César Pinheiro), Marcelo D2 (em Do Jeito Que o Rei Mandou, de João Nogueira e Zé Catimba, e Nó na Madeira) e Xande de Pilares (do grupo Revelação, em Cai no Samba, de Ciraninho).


Entre os sambas inéditos, Laço Desfeito e Trem do Tempo, ambos de Diogo em parceria com Ciraninho (o segundo tem também Alceu Maia como autor). Mas o momento mais emocionante é, inegavelmente, o clássico Espelho (João Nogueira/Paulo César Pinheiro), que começa com uma imagem de João Nogueira, num telão em gravação dos anos 70 do acervo da TV Educativa do Rio, e continua com o filho no palco. Encerrando o show, o samba-enredo da Portela de 2007, Os Deuses do Olimpo na Terra do Carnaval, Uma Festa do Esporte, da Saúde e da Beleza, de Diogo e Ciraninho, com participação de ritmistas da Escola. Diogo Nogueira é do samba. E como o pai, é craque!

Site oficial: www.diogonogueira.com.br

Duração total: 94 minutos
Extras: making of, galeria de fotos
Legendas: português, inglês, espanhol
Áudio: DTS, Dolby Digital 5.1, Dolby Digital 2.0
Região 0 (roda em qualquer aparelho)

DEVOTOS DE JORGE E DA BOA MÚSICA


JORGE ARAGÃO, JORGE BEN JOR, JORGE MAUTNER & JORGE VERCILO
Coisa de Jorge
EMI


Devotos de São Jorge, os cantores e compositores Jorge Aragão, Jorge Ben Jor, Jorge Vercilo e Jorge Mautner fizeram no final de maio deste ano, na Praia de Copacabana, Rio de Janeiro, um grande show em homenagem ao Santo, com direção musical de Rildo Hora. Diante de uma multidão entusiasmada, estimada em meio milhão de pessoas, os quatro artistas apresentaram sucessos, cantando juntos ou separados, e mostraram o belo afoxé Líder dos Templários, criado por eles especialmente para a ocasião.

O espetáculo Coisa de Jorge, que sai agora em DVD e CD, tem grandes momentos como Jorge de Capadócia (com Ben Jor e Vercilo), Lua de São Jorge (Vercilo), Por Causa de Você, Menina/Chove Chuva/Mas Que Nada (Ben Jor, com participação de Aragão e Vercilo), Malandro, Encontro das Águas (ambos com Aragão e Vercilo), Não Sou Mais Disso/Do Fundo Do Nosso Quintal (Aragão), Maracatu Atômico (com Mautner, Ben Jor e Vercilo) e Líder dos Templários (com os quatro artistas). Gilberto Gil faz participação especial em Padroeiro do Brasil. Grande show, com um timaço de craques.

Site oficial: www.coisadejorge.com.br

Duração total: 120 minutos
Extras: making of
Áudio: Dolby Digital 5.1, Dolby Digital 2.0
Região 0 (roda em qualquer aparelho

domingo, 11 de novembro de 2007

PERFIL DE UM MUNDO NOVO


YUSUF ISLAM
Yusuf's Café Session
Universal


Quando o inglês Cat Stevens abandonou a carreira no auge do sucesso em 1979 e se tornou muçulmano, adotando o nome de Yusuf Islam, poucos acreditavam que ele retornasse à vida artística. Nos primeiros tempos chegou a gravar discos com discursos e textos do Alcorão e fez declarações polêmicas, entre elas a de que era a favor da prisão e execução do escritor Salman Rushdie, autor do lvro Versos Satânicos, que ia contra os princípios do islamismo.

Mas Stevens, ou melhor, Islam, surpreendeu o mundo ao anunciar, no final de 2005, a retomada da trajetória musical. Lançou no ano passado um disco fenomenal, An Other Cup, onde mostrava estar em forma. Canções contundentes nas mensagens e ternas melodicamente mostravam o músico Cat Stevens e o poeta Yusuf Islam, num mix dos mais interessantes. O sucesso foi imediato.


Este DVD traz a primeira apresentação de Yusuf na Inglaterra em 28 anos. Diante de uma platéia entusiasmada, o música mostra canções do novo CD, entre elas Maybe There's a World, I Think I See The Light e uma versão de Don't Let Me Be Misunderstood, dos Animals, que com pequenas alterações na letra soa como verdadeira oração, um pedido para que sua nova face musical seja compreendida.

Há, também, o interessante documentário A Few Good Songs, produzido pela BBC em 2006, em que Yusuf fala da vida e carreira antes e depois da conversão, em depoimentos e entrevistas intercalados com imagens de arquivos. O DVD inclui, ainda, clipes de canções de An Other Cup. Cat Stevens - ou Yusuf Islam, a gosto do freguês - está de volta, com a mesma qualidade dos anos 70.

Site oficial: www.yusufislam.org.uk

Duração total: 129 minutos
Extras: documentário, clipes
Legendas: português, inglês, espanhol, francês, alemão
Áudio: DTS, LPCM Stereo
Região 0 (roda em qualquer aparelho)