sexta-feira, 21 de março de 2008

MORRE EM SÃO PAULO O MAESTRO E ARRANJADOR MIGUEL CIDRAS


Morreu nesta quinta-feira em São Paulo, quando se preparava para uma bateria de exames médicos e exercícios de fisioterapia, o maestro e arranjador uruguaio Miguel Cidras, de 71 anos. Nascido em Montevidéu, Cidras veio para o Brasil em 1958 e passou a trabalhar na Rádio Gaúcha, em Porto Alegre. Lá, conheceu Elis Regina, que o levou para o Rio de Janeiro no início da década de 60.

Cidras tornou-se um dos mais requisitados maestros e arranjadores da música brasileira. Ao longo de mais de quarenta anos de carreira, trabalhou com artistas como Raul Seixas, Alceu Valença, Zé Rodrix, Tim Maia, Erasmo Carlos e Sidney Magal. Ele é autor, em parceria com o argentino Robert Livi (hoje produtor dos discos de Julio Iglesias), do maior sucesso de Magal, Sandra Rosa Magalena (A Cigana).


Miguel Cidras teve passagens curiosas, entre elas uma briga com Tim Maia nos estúdios da antiga PolyGram, hoje Universal, nos anos 70. Tim, por discordar de um arranjo, chegou às vias de fato com o maestro, em episódio relatado com detalhes no livro Vale Tudo - O Som e a Fúria de Tim Maia, de Nelson Motta. Cidras não dizia qual era seu trabalho favorito, mas certa vez, em entrevista, deixou escapar uma predileção pelos arranjos de Gita, disco de Raul Seixas lançado pela PolyGram em 1974.

Nenhum comentário: