sexta-feira, 21 de março de 2008

UMA HISTÓRIA DE PAZ, AMOR E SOM


JOHN & YOKO'S YEAR OF PEACE
Documentário
Image/Coqueiro Verde


Este excelente documentário, produzido em 2000 pela CBC, Canadian Broadcasting Company, mostra em detalhes a batalha pacifista travada por John Lennon e Yoko Ono em 1969, e que teve como palcos principais as cidades de Montreal, Toronto e Ottawa, no Canadá. Através de valioso e amplo material de arquivo, a história do bed in, manifesto feito pelo casal e que consistia basicamente em transmitir mensagens de paz deitados numa cama, é mostrada com fatos até então não revelados.

Tudo começou nos Estados Unidos. A justiça americana não permitiu que os Lennon seguissem com o manifesto no país. John negociou com autoridades canadenses e obteve permissão para entrar em Montreal. O bed in continuou naquele cidade e passou por Toronto. Em Otawa, o casal também realizou alguns eventos.


O acervo documental da TV canadense é riquíssimo. Estão mostrados detalhadamente episódios como a discussão de John e Yoko com o cartunista Al Capp, de extrema direita, a visita do casal ao primeiro-ministro Pierre Trudeau, verdadeiro ídolo popular, e a gravação da canção Give Peace a Chance. Há, também, relatos sobre a participação dos Lennon no Toronto Peace Festival e a história da tentativa frustrada de promover um festival de rock que, segundo eles, seria maior que Woodstock. No final, o roteiro pula para o assassinato de John Lennon em Nova York, no dia 8 de dezembro de 1980. A narrativa é entremeada por depoimentos de produtores, disc jockeys, jornalistas, fãs e de Yoko Ono. Trabalho de peso sobre um dos mais intensos momentos da história do rock.

Duração total: 52 minutos
Legendas: português, espanhol
Áudio: PCM Stereo
Região 0 (roda em qualquer aparelho)

Nenhum comentário: