quinta-feira, 18 de junho de 2009

ALINE CALIXTO: "O SAMBA REVIGORA E DERRUBA BARREIRAS"

Carioca criada em Minas, Aline Calixto surge como uma das grandes intérpretes de samba da novíssima geração. Está lançando seu primeiro CD, Aline Calixto, pela Warner com produção de Leandro Sapucahy. O repertório tem sambas de nomes consagrados e novos valores.

Aline
conversou com o ACORDES sobre sua paixão pelo samba. Confira:

Toninho Spessoto – O que te aproximou do samba?
Aline Calixto
– Minha família sempre foi muito musical, cresci ouvindo samba de qualidade com meu pai. Ouvíamos Paulinho da Viola, Cartola, enfim, todos os grandes. Meu ouvido foi sendo educado dessa forma.

TS – A partir de que momento você sentiu que era hora de se dedicar à música?
Aline
– Eu lecionava Geografia em Viçosa e passei a promover eventos musicais na cidade. Fazíamos rodas de samba que aos poucos passaram a ser muito concorridas. Ao participar de um festival fui incentivada a investir na música. Não teve jeito...

TS – Seu disco tem composições de novos autores e nomes consagrados. A ideia foi sua ou do produtor Leandro Sapucahy?
Aline
– Foi minha, sempre acreditei que o samba de qualidade não tem barreiras de tempo. Gosto tanto dos compositores consagrados como de novos valores como Edu Krieger e Affonsinho.

TS – Você canta o samba Uma Só Voz ao lado de catedráticos do assunto como Walter Alfaiate, Wilson Moreira, Monarco e Nelson Sargento. Como foi cantar com eles?
Aline
– Uma emoção simplesmente indescritível. Além de ser uma aula de música, fiquei encantada com a generosidade deles. Todos se dispuseram a cantar com uma garota desconhecida e me deram muita força. Somos todos amigos, de frequentar as casas uns dos outros. Me sinto totalmente à vontade com eles.


TS – Seu lado autoral mostra qualidade. Quais são suas referências?
Aline
– Procuro ouvir de tudo. De gente nova como Edu Krieger, de quem gravei Saber Ganhar e Uma Só Voz, a Monarco, representado por Retrato da Desilusão, dele e Mauro Diniz. Autores como esses me inspiram tanto no lirismo quanto na construção melódica. É revigorante compor ao lado de gente talentosa como Makely Ka, com quem fiz O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro, Juliano Buteco, parceiro em Cara de Jiló e Mestre Jonas, com quem assino Você ou Eu. Com essas parcerias posso aplicar o que aprendi e aprendo ao longo da vida.

Site: www.alinecalixto.com.br