CELSO VIÁFORA
Batuque de Tudo
Independente/Tratore
Reunir grandes amigos em torno da canção. Esse é o mote do novo trabalho de Celso Viáfora, Batuque de Tudo, que sai em CD e DVD. Em julho de 2009 o cantor e compositor paulistano chamou músicos amigos e, no estúdio SolLua, instalado numa paradisíaca fazenda (do também cantor e compositor Rafael Altério) em Alambari, interior de São Paulo, produziu uma obra-prima de bom gosto, emoção e sensibilidade. A produção envolveu 60 pessoas. Entre os músicos que acompanharam VIáfora e os convidados estão Sizão Machado (baixo), Thiago Rabello (bateria), Webster Santos (violões, viola, banjo, cavaquinho), Léa Freire (flautas), Vinícius Dorin (flauta, sax) e o Trio Manari (percussões).
Celso Viáfora lida com o samba, sua grande paixão, de modo absolutamente diferenciado. Seja falando de amor ou fazendo ácida crítica social, sempre surpreende com timbres inusitados e letras recheadas de grandes sacadas. É também criador de baladas, toadas, galopes, xotes. Para esse trabalho o músico trouxe uma série de canções inéditas como Daqui (parceria com Zé Edu Camargo), Que Nem a Gente, a arrepiante Quando Vi Meu Pai Chorar, No Sonho Eu Sou, Voltar Pra Casa (ambas dele e Vicente Barreto).
As participações especiais são muitas, todas resultando em momentos soberbos. Tatiana Parra canta com Celso (em foto de Barbara Crepaldi) o ótimo choro Desesquecidos (dele e Beto Caletti), com intrincados malabarismos vocais que só podem ser levados a efeito por quem é do ramo, caso da dupla. O parceiro Vicente Barreto está na tocante Conversa Ao Pé da Porta. O filho Pedro Viáfora comparece em Tudo Santo, dele e do pai. Outros grandes talentos da novíssima geração marcam presença: Dani Black (em Partilha de Males), Caè Rolfsen (No Tambor de Crioula, dele e do anfitrião), Tó Brandileone e Pedro Altério (em Mãe e Só, de Pedro, Rafael Altério e Celso Viáfora).
Figura importantíssima na construção da carreira de Celso Viáfora, o paraense Nilson Chaves divide com ele os vocais em Roda dos Tambores (da dupla). Rafael Altério está em Dio-Zâmbi (dos dois) e o Quinteto em Branco e Preto comparece em Cada Um Com Seu Cada Qual, Põe Pra Viver e no divertidíssimo O Despejo de Brad Pitt. Ivan Lins canta com Celso Viáfora a toada Boa Nova, deles e do português Beto Betuk. Os extras trazem números musicais adicionais e o making of. O DVD oferece a possibilidade do espectador ver o documentário completo (dirigido por Túlio Feliciano) ou somente as canções. A boa música feita mote da amizade. Belíssimo!
Duração total: 120 minutos
Extras: números musicais adicionais, making of
Legendas: português
Áudio: Dolby Digital 5.1, Dolby Digital 2.0
Nenhum comentário:
Postar um comentário