ALCIONE
Sabiá Marrom – O Samba Raro de Alcione
Mercury/Universal
O jornalista, pesquisador e produtor Rodrigo Faour produziu para a Universal uma compilação com raridades do início de carreira de Alcione. O material, reunido no CD Sabiá Marrom - O Samba Raro de Alcione, é valioso. Abrange período que vai de 1972, quando foi contratada pela então Philips/PolyGram por sugestão de Jair Rodrigues, até 1981. No começo a cantora gravou dois compactos onde já mostrava seu balanço irresistível. O primeiro trazia O Sonho Acabou (Gilberto Gil) e Figa de Guiné (Reginaldo Bessa/Nei Lopes), ao passo que o segundo tinha Tem Dendê (Reginaldo Bessa/Nei Lopes) e Pinta de Sabido (Rubens Capoeira). sendo que a primeira saiu também numa versão ao vivo, no LP Catedral do Samba, de 1973, que reunia artistas que se apresentavam naquela tradicional casa paulistana, entre eles Filó Machado, Macumbinha e Cyro Aguiar.
Esse material está no CD, bem como sobras de estúdio até aqui inéditas dos LPs A Voz do Samba, de 1975 (Não Suje o Meu Caixão, de Panela e Garrafão), Gostoso Veneno, de 1979 (Sabiá Marrom, escrita especialmente para ela pelo maestro francês Paul Mauriat, com letra de Totonho e Paulinho Rezende) e E Vamos à Luta, de 1980 (Pôr do Sol, de André Mingas e Manuel Rui) Há também duetos com Chico Buarque (O Casamento dos Pequenos Burgueses, dele, da trilha do musical Ópera do Malandro, de 1979), Leci Brandão (Fim de Festa, de Leci e Rosinha de Valença, do LP Essa Tal Criatura, que a compositora mangueirense lançou em 1980) e João Nogueira (De Babado, de Noel Rosa e João Mina, do álbum Wilson, Geraldo e Noel, que o saudoso intérprete e compositor lançou em 1981). O repertório da coletânea inclui ainda quatro sambas de enredo gravados por Alcione num compacto duplo de 1975, duas faixas feitas para as coletãneas (chamadas no meio musical de ‘paus-de-sebo’) da série Máximo de Sucessos em 1973 e 1975, uma canção de Raul Seixas, Planos de Papel, da trilha da novela O Rebu, de 1974, toda ela assinada pelo Maluco Beleza, e versões em espanhol para O Surdo (Totonho/Paulinho Rezende) e Sufoco (Chico da Silva/Antonio José), rebatizadas respectivamente como El Bombo e Que Dilema e lançadas no mercado latino num compacto simples em 1980. O encarte traz, além das letras, informações preciosas e detalhadas sobre cada gravação. Trabalho valioso, que resgata os primeiros passos de uma grande cantora.
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