segunda-feira, 20 de agosto de 2007

BOSSA UNIVERSAL


LUCIANA SOUZA
The New Bossa Nova
Verve/Universal



A proposta do novo CD da brasileira Luciana Souza é bem interessante: verter clássicos pop para a atmosfera da Bossa Nova. A cantora o faz com qualidade, que por sinal vem de berço. Ela é filha de Walter Santos e Tereza Souza, compositores paulistas que marcaram a segunda geração da Bossa e criaram um dos mais importantes estúdios brasileiros, o NossoEstúdio, sem falar na gravadora Som da Gente, infelizmente desativada (aliás, onde está o valiosíssimo acervo do selo, até hoje não disponibilizado em CD, salvo raríssimas exceções?).

Com oito anos de disco, Luciana já foi indicada três vezes ao Grammy. Seu belo timbre lhe permite navegar com segurança por terrenos distintos como pop, Bossa Nova e jazz. Em sua estréia no lendário selo Verve, interpreta grandes canções como Down To You (Joni Mitchell), Here It Is (Leonard Cohen), When We Dance (Sting), I Can Let Go Now (Michael McDonald), Living Without You (Randy Newman), Were You Blind That Day (de Walter Becker e Donald Fagen, o duo Steely Dan) e a deslumbrante God Only Knows (de Brian Wilson, do lendário álbum Pet Sounds, dos Beach Boys, que revolucionou a música pop em 1966).

Em Never Die Young, Luciana Souza divide microfone com o autor, o grande James Taylor. O produtor do CD, Larry Klein, um dos mais requisitados da música americana, assina as duas canções inéditas, You And The Girl e Love Is For Strangers, parcerias respectivamente com a própria Luciana Souza e Walter Becker. Arrematando o repertório, Waters of March, versão em inglês de Águas de Março (Tom Jobim). Trabalho sóbrio e de alto nível.

Nenhum comentário: