quinta-feira, 16 de agosto de 2007

MEMÓRIAS SENTIMENTAIS DE UM MESTRE


EDU LOBO
Vento Bravo
Biscoito Fino


O documentário Vento Bravo, produzido e dirigido pelas jornalistas Beatriz Thielmann e Regina Zappa, traça um perfil da vida e carreira de Edu Lobo, um dos mais importantes nomes da música popular brasileira em todos os tempos. Com narrativa simples, o filme vai da infância do compositor, vivida entre Rio de Janeiro e Recife, até os dias de hoje.

Há depoimentos de Chico Buarque, Nelson Motta, Tárik de Souza, Marília Medalha, Joyce, Dori Caymmi, Marcos Valle, Paulo César Pinheiro e Maria Bethânia, entre outras personalidades que conviveram e convivem com Edu. Alguns momentos são emocionantes, como o espanto do músico ao ouvir uma gravação dos anos 30 em que o pai, o jornalista e compositor Fernando Lobo, canta, e o encontro com o amigo e parceiro Gianfrancesco Guarnieri, gravado pouco antes da morte do ator e dramaturgo.

Edu recorda as parcerias que teve ao longo do tempo com, entre outros, Chico Buarque, Torquato Neto, Paulo César Pinheiro e Vinícius de Moraes. Os depoimentos são entremeados por intervenções musicais recentes e imagens de arquivo de programas das tevês Globo, Educativa e Record. Entre as canções lembradas no documentário estão Vento Bravo, Casa Forte (que mesmo sem ter letra foi censurada nos anos 60, muito provavelmente por seu título, como recordam Edu e Chico Buarque), Beatriz, Choro Bandido, Pra Dizer Adeus, No Cordão da Saideira e Lero-Lero.

Como estra, um show de Edu Lobo gravado na infelizmente extinta casa de shows Mistura Fina, no Rio de Janeiro. Belo perfil de um craque da música brasileira de qualidade.


Duração total: 132 minutos
Extras: show gravado no Mistura Fina (RJ)
Legendas: português, inglês
Áudio: DTS, Dolby Digital 5.1, Dolby Digital 2.0
Região 0 (roda em qualquer aparelho)

2 comentários:

Anônimo disse...

OLha só esse Spessoto.

Onde se olha, ele tá lá.

criscalina disse...

Ai que maravilha, que maravilha!
Onde é que vão vender?