terça-feira, 28 de agosto de 2007

LEMBRANÇAS DE UM DIA HISTÓRICO


BARÃO VERMELHO
Rock in Rio 1985
MZASom Livre



Quando o Barão Vermelho – Cazuza (voz), Roberto Frejat (guitarra), Dé (baixo), Maurício Barros (teclados), Guto Goffi (bateria) – subiu ao palco para seu primeiro show no Rock in Rio 1, no dia 15 de janeiro de 1985, o Brasil vivia um momento especial. Naquela mesma data o colégio eleitoral escolhia Tancredo Neves como presidente da república, pondo fim à ditadura militar que durara 21 anos e começando a abertura política de modo definitivo. Era, pois, um dia de esperança num futuro efetivamente melhor. O que aconteceu depois, todo mundo certamente se lembra...

O Barão, à época com três discos lançados, desfrutava de enorme sucesso comercial, era uma das bandas mais populares do Brasil. Mas nem isso evitou que o quinteto subisse ao palco com um certo temor, pois as atrações anteriores da noite, Kid Abelha e Eduardo Dussek, fizeram seus shows debaixo de sonora vaia e sob uma saraivada de latas de cerveja e pedras. Mas com a banda as coisas foram diferentes. O desfile de hits e a postura rocker imediatamente acalmaram os ânimos e fizeram mais de duzentas mil pessoas literalmente cair na dança.


O grupo apresentou sucessos como Maior Abandonado, Beth Balanço, Por Quê a Gente é Assim?, Baby, Suporte, Subproduto de Rock, Mal Nenhum. O encerramento apoteótico, com Pro Dia Nascer Feliz, foi dedicado por Cazuza à ‘rapaziada esperta’, à juventude brasileira cheia de esperança. Um show histórico, que finalmente – e felizmente – chega ao DVD, com imagem e áudio restaurados digitalmente.

Como bônus, Um Dia na Vida, gravado no segundo show do Barão no Rock in Rio, em 20 de janeiro, e um documentário mesclando depoimentos atuais dos remanescentes da formação original e do produtor Ezaquiel Neves, e dos jornalistas Pedro Bial e Leda Nagle com imagens de arquivo da TV Globo. O show sai também em CD. Vale a pena, tanto do ponto de vista musical quanto histórico.


Duração total: 67 minutos
Extras: número gravado no segundo show do Barão no Rock in Rio, depoimentos
Legendas: português, inglês
Áudio: Dolby Digital 5.1, 2.0
Região 0 (roda em qualquer aparelho)

Nenhum comentário: