quarta-feira, 14 de novembro de 2007

TODOS OS ASSUNTOS DE ELBA


ELBA RAMALHO
Qual o Assunto Que Mais Lhe Interessa?
Ramax


Quando Elba Ramalho optou por seguir o caminho da produção independente, o mesmo pelo qual enveredaram Djavan, Maria Bethânia, Chico Buarque e tantos outros grandes nomes da MPB, acertou na mosca. Livre do jugo das grandes gravadoras, a cantora paraibana reassumiu o controle criativo pleno de seus trabalhos. Ela ativou efetivamente o selo Ramax, criado há alguns anos, e lança, com distribuição da Brazilmúsica!, seu 28o álbum, Qual o Assunto Que Mais Lhe Interessa?.

Produzido por Lula, Yuri e Tristão Queiroga, o disco vem com a mescla de sons agrestes e urbanos que marcaram os melhores trabalhos de Elba. Ao todo são dezessete grandes canções, entre xotes, forrós, baladas e um samba (o clássico As Forças da Natureza, de João Nogueira e Paulo César Pinheiro, gravado anteriormente por Clara Nunes e João Nogueira). Os temas vão da paixão à vida no sertão, passando pela religiosidade cada vez mais presente na vida da intérprete.


Entre as canções, pequenas maravilhas como Gaiola da Saudade, xaxado de Jam da Silva e Maciel Salú, o xote Severina Noite, de Lula Queirosa e Pedro Luís, o calango Rua da Passagem (Trânsito), com melodia instigante de Lenine e versos com forte peso concretista assinados por Arnaldo Antunes, a toada-canção Tempos Quase Modernos (Qual o Assunto Que Mais Lhe Interessa), de Roberto Mendes e Capinam, cruel radiografia do mundo moderno com intervenções de Roberto Frejat na guitarra, a presença de Gabriel o Pensador num contundente rap e uma das melhores interpretações da carreira de Elba Ramalho, o galope A Dança das Borboletas, de Zé Ramalho e Alceu Valença, e a toada Dois Pra Sempre, de Lula Queiroga, um dos mais claros exemplos de como falar de amor sem fazer uso de fórmulas e formas surradas. Um disco à altura da competência de Elba Ramalho.

Site oficial: www.elbaramalho.com.br

3 comentários:

Anônimo disse...

Toninho, esse CD da Elba é demais! Veio recheado de novidades e músicas inéditas! Tem a cara da Elba, sem ser um "clone dela mesma", como diria aqueeeeele nosso amigo! rs...
Eu adorei!
Ainda por cima, ela está em ótima companhia! Quem tem Toninho Ferragutti e Lui Coimbra não precisa de mais nada! :)
Beijão!

Anônimo disse...

Sem sombra de dúvida, um dos discos do ano!

Anônimo disse...

melhor musica eh a primeira da saudade de jam da silva . iradaaaaa . emocionante !