quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

O MELHOR DE 2008 - CDs NACIONAIS

Este e os próximos três posts trarão a minha relação dos melhores lançamentos de 2008. Cada categoria trará cinco ítens. Muita coisa boa ficou de fora dessa seleção, mas isso não significa qualquer demérito. O critério é absolutamente pessoal e prima sempre a qualidade. Não há ordem de classificação, todos estão no mesmo nível de excelência. Entre os CDs nacionais, chamou atenção a excepcional qualidade da produção independente, com ótimas cantoras como Iris Salvagnini (que lançou um álbum com criações de Marília Medalha), Paula Mirhan (trabalho em parceria com o violonista Wagner Barbosa, autor de todas as canções) e Daniela Procopio (que lançou CD com arranjos de Eumir Deodato). Vicente Barreto mostrou mais uma vez que sabe se reinventar e Jane Duboc provou novamente o porquê de ser considerada uma das melhores cantoras do Brasil.

IRIS SALVAGNINI IRIS SALVAGNINI - Iris e a Canção de Marília Medalha (Independente) - O trabalho de estréia da cantora paulistana Iris Salvagnini traz apenas composições de Marília Medalha, intérprete que se tornou conhecida na Era de Ouro dos Festivais de MPB. São sambas, bossas e valsas de enorme beleza e repletas de sutilezas, com letras falando de amor sob várias formas. A voz de Iris é algo impressionante, com afinação absoluta e leveza enternecedora. Grande estréia!

Como adquirir o CD: www.tratore.com.br - MySpace: www.myspace.com/irissalvagnini

Link para a postagem original: http://blogacordes.blogspot.com/2008/09/canes-so-diamantes.html 

PAULA MIRHAN PAULA MIRHAN & WAGNER BARBOSA - Amanhecer (BAC Discos) - A cantora e atriz matogrossense Paula Mirhan e o violonista e compositor paranaense Wagner Barbosa se conheceram em São Paulo e passaram a trabalhar juntos. Este é o primeiro disco de ambos. No repertório, somente canções de Barbosa, com melodias refinadas, harmonias intrincadas e letras bem construídas. Disco de extrema qualidade, com a voz firme, bonita, absolutamente afinada e bem colocada de Paula moldando com perfeição as canções de Wagner, violonista de primeira. Um CD encantador!

Como adquirir o CD: www.brasilartecultural.com.br - MySpace: www.myspace.com/paulamirhan e www.myspace.com/wagnerbarbosa

Link para a postagem original: http://blogacordes.blogspot.com/2008/11/arte-do-encontro.html

DANIELA PROCOPIO DANIELA PROCOPIO - Daniela Procopio (RM2 Entretenimento) - Trabalho de estréia da cantora e compositora paulistana Daniela Procopio, teve arranjos assinados por Eumir Deodato (há um de Paulo Moura). No repertório, canções de, entre outros, Carlinhos Brown, Gelson Oliveira, Antonio Villeroy e da própria Daniela. Belíssima voz, com interpretações emocionadas. O CD há havia sido lançado no Japão, com excelente receptividade.

MySpace: www.myspace.com/danielaprocopio

Link para a postagem original: http://blogacordes.blogspot.com/2008/02/o-mgico-ato-de-cantar.html 

VICENTE BARRETO VICENTE BARRETO - Vicente (Koala Records/Lua Music) - O cantor e compositor baiano Vicente Barreto tem a habilidade de se reinventar a cada disco. Não há dois trabalhos do artista com a mesma cara. Aqui, parcerias com, entre outros, Zeh Rocha, Celso Viáfora, Paulo César Pinheiro. As canções falam da situação do país, do ofício de ser músico, da cultura afro. Além da beleza dos temas, a se destacar a qualidade dos arranjos. A produção é do percussionista Marco Bosco. O CD sai simultaneamente no Brasil e no Japão.

Site Oficial: www.vicentebarreto.com.br

Link para a postagem original: http://blogacordes.blogspot.com/2008/12/artesanato-musical.html 

JANE DUBOC JANE DUBOC - Canção da Espera (Biscoito Fino) - Uma das melhores cantoras brasileiras de todos os tempos, a paraente Jane Duboc traz em seu novo disco apenas canções de Egberto Gismonti, músico com quem tem estreita ligação desde o início da carreira. São temas ricos e sofisticados, emoldurados com perfeição pela voz cristalina da intérprete. Participações especiais de Jay Vaquer, Olivia Byington e Pery Ribeiro. Um dos melhores discos de Jane Duboc.

Site Oficial: www.janeduboc.com.br

Link para a postagem original: http://blogacordes.blogspot.com/2008/11/voz-das-canes.html

2 comentários:

Unknown disse...

Toninho,
Concordo no que se refere ao CD da Jane. Os do Vicente, Daniela e Paula/Vagner ainda não consegui comprar e, portanto, não posso julgar. Mas continuarei procurando para ouvir.
O da Iris,para mim, foi uma decepção. Bem produzido, músicas lindas, belas interpretações, mas o disco não falou à alma. Não é ruim, mas não iria para uma lista dos melhores.
Mais uma vez, obrigado pela sua ajuda constante na nossa busca de alegrias musicais.
Um grande 2009 pra Vc.
Abração
Luis Hermano

TONINHO SPESSOTO disse...

Meu Velho,
Você vai gostar dos trabalhos da Dani, da Paulinha com o Wagner e do Vicente.
Te recomendo ouvir com mais calma o da Iris. Você descobrirá coisas belíssimas ali!
Graaaaaaaaaande Abraço!